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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2018.tde-11072018-142421
Documento
Autor
Nombre completo
Flávio Azevedo Reis
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Terra, Ricardo Ribeiro (Presidente)
Araujo, Luiz Bernardo Leite
Frateschi, Yara Adario
Silveira, Denis Coitinho
Werle, Denilson Luis
Título en portugués
Liberalismo e bem: construtivismo, razão pública e pluralismo ético na filosofia de Jonh Rawls
Palabras clave en portugués
Construtivismo
Deontologia
John Rawls
Liberalismo político
Razão Pública
Resumen en portugués
A tese examina a relação entre justiça e bem nos trabalhos tardios de John Rawls e, em especial, no livro O Liberalismo Político (1991). É argumentado que as mudanças nos trabalhos tardios de Rawls podem ser compreendidas como resultado de uma reorientação em seu pensamento. Rawls redesenhou alguns aspectos de sua filosofia para que ela cumpra um conjunto específico de papéis na cultura política pública das sociedades democráticas. Apesar das mudanças, os trabalhos tardios carregam consigo uma estrutura da relação entre justiça e bem que possui implicações importantes sobre o modo como os cidadãos, ao aceitar princípios políticos liberais, concebem suas doutrinas religiosas, filosóficas e morais a respeito do bem. A tese examina, portanto, como essas mudanças podem ser explicadas como resultado de uma reorientação que carrega consigo consequências relevantes para a relação entre justiça e bem.
Título en inglés
Liberalism and good: construtivism, public reason and ethical pluralism in John Rawls' philosophy
Palabras clave en inglés
Construtivism
Deontology
John Rawls
Political liberalism
Public reason
Resumen en inglés
This thesis examines the relationship between justice and good in the late works of John Rawls and, especially, in the book Political Liberalism (1991). It is argued that the changes in Rawls' late work can be understood as as a result of a reorientation in his thinking. Rawls has redesigned some aspects of his philosophy so that it fulfills a specific set of roles in the public political culture of democratic societies. Despite the changes, late work carries with it a structure of the relationship between justice and well which has important implications for the way in which citizens, in accepting liberal political principles, conceive of their religious, philosophical and moral doctrines of good. The thesis examines, therefore, how these changes can be explained as a result of a reorientation that carries with it relevant consequences for the relationship between justice and good.
 
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Fecha de Publicación
2018-07-11
 
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