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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-10092012-120738
Documento
Autor
Nombre completo
Kelly Ichitani Koide
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Ramos, Mauricio de Carvalho (Presidente)
Bezerra, Valter Alnis
Lacey, Hugh Matthew
Título en portugués
O papel dos valores cognitivos e não-cognitivos na atividade científica: o modelo reticulado de Larry Laudan e as estratégias de Hugh Lacey
Palabras clave en portugués
Estratégias de pesquisa
Hugh Lacey
Larry Laudan
Modelo reticulado
Valores cognitivos
Valores não-cognitivos
Resumen en portugués
A investigação aqui realizada examina o papel que os valores cognitivos e nãocognitivos desempenham nas práticas científicas. Essa análise fundamenta-se em uma comparação entre os modelos propostos por Hugh Lacey e por Larry Laudan para explicar a dinâmica da atividade científica. Veremos que, no modelo desenvolvido por Lacey, cuja idéia central reside nas estratégias de pesquisa, ambos os tipos de valor possuem papéis legítimos na atividade científica. Já no modelo reticulado, proposto por Laudan, o autor admite apenas os valores cognitivos como constituintes da racionalidade científica. A partir de uma comparação entre ambos os modelos, pretendemos mostrar que o modelo de Lacey parece ser mais abrangente do que o modelo reticulado, na medida em que este último poderia ser considerado como uma parte do primeiro.
Título en inglés
The role of cognitive and non-cognitive values in scientific practices: the reticulated model by Larry Laudan and the research strategies by Hugh Lacey
Palabras clave en inglés
Cognitive values
Hugh Lacey
Larry Laudan
Non-cognitive values
Research strategies
Reticulated model
Resumen en inglés
The present investigation examines the role of cognitive and non-cognitive values in scientific practices. This analysis is based on a comparison between the models proposed by Hugh Lacey and Larry Laudan to explain the dynamics of scientific activity. We will see that in Laceys model, whose main idea are the strategies of investigation, both kinds of values have legitimate roles in scientific activity. In the reticulated model, proposed by Laudan, the author admits only cognitive values as constitutive of scientific rationality. Based on a comparison between both models, we will try to show that Laceys model seems broader than the reticulated model, in the sense that the reticulated one could be considered as a part of Laceys model.
 
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Fecha de Publicación
2012-09-10
 
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