• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-09092011-132804
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Cristiano de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Santiago, Homero Silveira (Presidente)
Parraz, Ivonil
Silva, Franklin Leopoldo e
Título em português
Blaise Pascal: a ciência diante da incerteza
Palavras-chave em português
Acaso
Ciência
Coração
Incerteza
Método
Resumo em português
É possível encontrar uma ciência, nos moldes da ciência cartesiana, na filosofia de Blaise Pascal? Buscaremos no texto apresentar algumas razões pelas quais seja inviável, na filosofia de Pascal, um conhecimento tal como imaginado por Descartes. A primeira destas razões é que, ao contrário de Pascal, a possibilidade de uma ciência em Descartes repousa sobre ideia de que entre os três entes da metafísica Deus, o homem e o mundo há uma comunicabilidade. Por esta razão, para o cogito é possível conhecer a Deus, pela ideia de infinito, e o mundo, através da Mathesis Universalis. Pascal não compartilha desta ideia, pois entre Deus, o homem, e o mundo, segundo o filósofo, há uma distância intransponível. A discussão das três ordens que traremos no texto nos revelará o quanto a ordem do espírito é heterogênea à ordem dos corpos. A impossibilidade de conhecermos a ordem dos corpos (física) unicamente através da razão lança-nos a reconhecer uma dimensão fundamental em nosso texto: a ideia de incerteza. A incerteza aparece no pensamento de Pascal na medida em que reconhecemos, através da crítica ao cartesianismo, o quão distantes estamos de qualquer fundamentação para o conhecimento. Sem fundamentos sólidos para o conhecimento, Pascal nos propõe as Regras dos Partidos e sua maneira de fazer física, partindo da experiência, como saídas racionais para o impasse que nos coloca a realidade da incerteza.
Título em francês
Blaise Pascal: science under uncertainty
Palavras-chave em francês
L'incetitude
La méthode
Le cur
Le hasard
Science
Resumo em francês
Est-ce qu´on peut trouver une science, similaire à la cartésienne, chez Pascal? Nous essaierons de présenter dans la suitequelques raisons pour lesquelles la conception de connaissance imaginée par Descartes n'est pas possible dans la philosophie de Pascal. La première de ces raisons est que, contrairement à Pascal, la possibilité d'une science chez Descartes repose sur l'idée qu´ il y a une communicabilité entre les trois entités de la métaphysique - Dieu, l'homme et le monde. Pour cette raison, pour le cogito il est possible de connaître Dieu, à travers l'idée de l'infini, et le monde, à travers la Mathesis Universalis. Pascal n´est pas d´accord avec cette idée, parce qu´il pense qu´entre Dieu, l´homme et le monde il y a une distance indépassable. La discussion des trois ordres que nous apporterons dans le texte révèlera comment l'ordre des esprits et l'ordre des corps sont hétérogènes. L'impossibilité de connaître l'ordre des corps (physique) uniquement à traversla raison, nous propose dede reconnaître une dimension fondamentale pour notre texte: l'idée d'incertitude. L'incertitude apparaît dans la pensée de Pascal dès que nous reconnaissons, à travers la critique du cartésianisme, combien nous sommes éloignés de n´importe quelle fondation de la connaissance. Sans bases solides pour la connaissance, Pascal nous offre les règles des partis et sa façon de faire la physique, en partant de l'expérience, comme des solutions rationnelles pour l´impasse que nous impose la réalité de l'incertitude
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-09-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.