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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-09052016-102454
Documento
Autor
Nome completo
Lourenço Fernandes Neto e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Pedro Paulo Garrido (Presidente)
Kossovitch, Leon
Moutinho, Luiz Damon Santos
Título em português
O animal em Condillac ou as reinvenções do humano
Palavras-chave em português
Condillac
Fisiologia
História natural
Homem
Retórica
Tratado dos animais
Resumo em português
Este trabalho acompanha o desenvolvimento da filosofia de Condillac do Ensaio sobre a Origem dos Conhecimentos Humanos até o Tratado dos Animais, obra em que o autor se aplica à definição daquilo que é próprio do humano e que se pode considerar a mais completa descrição de seu sistema de pensamento. A partir da reconstrução da noção de Metafísica do abade, encontramos uma interessante articulação entre as discussões científicas da época e a tentativa de estabelecer um novo fundamento para todo discurso possível, apoiado nas noções de natureza, humano, língua e moral. A crítica à racionalidade e ao conhecimento operada por Condillac no âmbito da linguagem pode ser aplicada e melhor compreendida através da aproximação de sua filosofia com a ciência newtoniana e as discussões da fisiologia em meados do XVIII, para terminar, surpreendentemente, numa compreensão mais adequada da consistente recuperação da retórica clássica e das dimensões ética e política da experiência humana levada a cabo pelo autor.
Título em inglês
The animal in Condillac or the Humans reinventions
Palavras-chave em inglês
Condillac
Man
Natural History
Physiology
Rhetoric
Treatise on animals
Resumo em inglês
This work follows the development of Condillacs philosophy from the Essay on the Origin of Human Knowledge to the Treatise on Animals, work in which the author takes on the definition of what is properly human, and can be considered the most complete description of his system of thought. Beginning on the reconstruction of the abbots metaphysics, we find an interesting articulation between the scientific discussions of the time and the attempt to establish a new grounding for all possible discourse, relying on the notions of nature, human, language and morals. The critique of rationality and of knowledge made by Condillac in the field of language can be better applied and understood through an approximation of his philosophy with newtonian physics and discussions on physiology in the middle of the eighteenth century, and finishes, surprisingly, in a more adequate comprehension of the consistent recuperation of classical rhetoric and the political and ethical dimensions of human experience as conceived by the author.
 
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Data de Publicação
2016-05-09
 
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