• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-09022010-112327
Documento
Autor
Nome completo
Rita de Cassia Batista de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Kossovitch, Leon (Presidente)
Azevedo, Ricardo Marques de
Muhana, Adma Fadul
Título em português
A vitória de Michelangelo no certame de Giorgio Vasari
Palavras-chave em português
Escultura e arquitetura
Michelangelo
Pintura
Renascimento
Resumo em português
Em As Vidas dos mais ilustres pintores, escultores e arquitetos, Giorgio Vasari afirma que Michelangelo supera e vence a todos os artífices antigos e modernos. Este trabalho investiga como Michelangelo alia a virtude de conhecer as regras das artes antigas e a de alçar-se para além delas, a partir do que escreve Vasari acerca do artífice e de sua pintura, escultura e arquitetura, unidas como artes do desenho. As preceptivas de que trata Vasari delimitam o campo para uma análise tanto da observância quanto das variações que Michelangelo insere nas regras de artes da Antiguidade. O antigo, colocado em um novo lugar, abre caminhos para os artífices de todas as gerações posteriores, pois Michelangelo afrouxa os laços que os fazia pintar, esculpir e arquitetar dentro dos estritos limites da tradição greco-romana.
Título em inglês
The victory of Michelangelo in Giorgio Vasaris contest
Palavras-chave em inglês
Michelangelo
Painting
Renaissance
Sculpture and architecture
Resumo em inglês
In Lives of the Most Excellent Painters, Sculptors, and Architects, Giorgio Vasari claims that Michelangelo surpasses and triumphs at all the ancient and modern artificers. This research investigates the way Michelangelo associates the virtue of knowing the ancient art rules and the virtue of going beyond them, according to what Vasari writes about the artificer and his painting, sculpture and architecture, gathering as the arts of design. The preceptives which Vasari deals with delimit the field of the analysis of the observance and of the variations Michelangelo inserts in the art rules from Antiquity. The ancient, in a new place, opens ways to the artificers of all posterior generations, since Michelangelo looses the ties which made them to paint, to sculpt and to architect under the strict limits of the Greek-Roman tradition.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-02-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.