• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09012024-194324
Documento
Autor
Nome completo
Neusa Monteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Tolle, Oliver (Presidente)
Almeida, Nazareno Eduardo de
Oliveira, Rosana de
Ramos, Jacqueline
Título em português
Hegel: a comédia dramática nos Cursos de Estética
Palavras-chave em português
Arte
Burlesco
Comédia
Cômico
Humorístico
Resumo em português
Esta dissertação apresenta a comédia dramática nos CE com base nas seguintes premissas: a autonomia e a liberdade são o fundamento da comédia e do cômico; Hegel contrapõe o riso contagiante e a autoconfiança dos antigos à apatia e à indiferença dos modernos; a autonomia das personagens de Aristófanes é tributária do espírito livre da tragédia ática; o risível das comédias clássicas atravessa a Idade Média para se transformar em repulsa nas comédias modernas. A questão que permeia esta pesquisa diz respeito ao papel da comédia, ou mais precisamente, da Forma do humorístico, na dissolução da Arte. O objetivo central foi compreender as razões que levaram Hegel a afirmar que as comédias românticas não passam de imitações burlescas; que imitações burlescas não são expressões de Arte; que a subjetividade do humorístico é o fim da comédia e do cômico.
Título em inglês
Hegel: dramatic comedy on Aesthetics
Palavras-chave em inglês
Art
Burlesque
Comedy
Comic
Humoristic
Resumo em inglês
This dissertation presents dramatic comedy in the CE on the basis of the following premises: autonomy and freedom are the foundation of comedy and the comic; Hegel contrasts the contagious laughter and self-confidence of the ancients with the apathy and indifference of the moderns; the autonomy of Aristophane's characters is tributary to the free spirit of Attic tragedy; the laughability of classical comedies crosses the Middle Ages to become repulsion in modern comedies. The question that permeates this research concerns the role of comedy, or more precisely, the Form of the humoristic, in the dissolution of Art. The central objective was to understand the reasons that led Hegel to state that romantic comedies are nothing but burlesque imitations; that burlesque imitations are not expressions of Art; that the subjectivity of the humoristic is the end of comedy and the comic.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.