• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-04102023-150657
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Cunha Blanco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Favaretto, Celso Fernando (Presidente)
Costa, Gustavo Chataignier Gadelha da
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Ramos, Pedro Hussak van Velthen
Título em português
Rancière e a cena arqueológica: movimentos de um método
Palavras-chave em português
Cena arqueológica
Dissolução da representação
Jacques Derrida
Jacques Rancière
Michel Foucault
Morte do sujeito
Roland Barthes
Resumo em português
Essa tese procura pensar a construção de um método específico de pensamento em Jacques Rancière, tendo como fio narrativo o que denominamos de cena arqueológica. Partindo do distanciamento em relação ao pensamento de Louis Althusser, passando por uma aproximação crítica em relação ao pensamento de Michel Foucault e de Roland Barthes, traçaremos, por último, um paralelo em relação ao pensamento de Jacques Derrida. Nossa hipótese é a de que a cena arqueológica em Rancière possibilitaria um pensamento que recusa o gesto de remeter todo acontecimento a uma linha causal e a uma instância totalizante que o determinaria, apontando para a necessidade de se pensar a filosofia e a história a partir da contingencialidade e de uma outra temporalidade. O autor propõe uma noção de igualdade - compreendida enquanto gesto performativo - a partir do qual traça uma crítica à ciência marxista proposta por Althusser. Rancière opõe, à ideia de totalidade que ainda persiste na ciência althusseriana e à divisão entre duas humanidades que as essencializa em duas posições políticas e epistemológicas diversas, um outro campo de pensamento que se afasta de certas categorias metafísicas. A aproximação em relação a Foucault e Barthes se dá, portanto, como um gesto que mimetiza a recusa ao pensamento metafísico já operada por esses autores. A partir da construção de algumas cenas em torno dos regimes das artes rancierianos, buscamos perceber como as noções de sujeito e de representação são desconstruídas pelo autor, apontando para um diálogo, de um lado, com o tema da morte do autor e do sujeito e, de outro, com um esgotamento ou dissolução da representação. Os regimes ético e representativo aparecem, assim, respectivamente, como um conjunto de cenas arqueológicas da constituição de uma noção de sujeito e de uma noção de representação que o regime estético e a literatura viriam desconstruir. Com isso, o intuito da pesquisa, ao traçar uma interlocução entre Rancière e os autores de uma geração anterior, é perceber as possibilidades e limites estéticos e políticos de seu pensamento. Trata-se de buscar, nos gestos de desconstrução ou de deslocamento da metafísica e da história causal, a abertura de um campo de possibilidades, bem como apontar os resquícios do pensamento essencializante que impede a ampliação dos campos político e estético.
Título em inglês
Rancière and the archaeological scene: movements of a method
Palavras-chave em inglês
Archaeological scene
Death of the subject
Dissolution of representation
Jacques Derrida
Jacques Rancière
Michel Foucault
Roland Barthes
Resumo em inglês
This thesis aims to think about the construction of a specific method of thought in Jacques Rancière, geting as a narrative thread what we call an archaeological scene. Starting from the distancing in relation to the thought of Louis Althusser, passing through a critical approach in relation to the thought of Michel Foucault and Roland Barthes, we will finally draw a parallel in relation to the thought of Jacques Derrida. Our hypothesis is that the archaeological scene in Rancière enables a thought that refuses a gesture that refers every event to a causal line and to a totalizing instance that would determine it, pointing to the need to think philosophy and history from contingenciality and from another temporality. The author proposes a notion of equality - understood as a performative gesture - from which he outlines a critique of Marxist science proposed by Althusser. Rancière opposes, to the idea of totality that still persists in Althusserian science and to the division between two humanities that essentializes them in two different political and epistemological positions, another field of thought that distances itself from certain metaphysical categories. The approximation in relation to Foucault and Barthes takes place, therefore, as a gesture that mimics the refusal to metaphysical thought already operated by these authors. Based on the construction of some scenes around the Rancierian regimes of the arts, we seek to understand how the notions of subject and representation are deconstructed by the author, pointing to a dialogue, on the one hand, with the theme of the death of the author and the subject and on the other with an exhaustion or dissolution of representation. The ethical and representative regimes thus appear, respectively, as a set of archaeological scenes of the constitution of a notion of subject and a notion of representation that the aesthetic regime and literature would come to deconstruct. With this, the purpose of the research, by tracing an interlocution between Rancière and the authors of a previous generation, is to perceive the aesthetic and political possibilities and limits of his thought. It is about seeking, in the gestures of deconstruction or displacement of metaphysics and causal history, the opening of a field of possibilities, as well as pointing out the remnants of an essentializing thinking that prevents the expansion of the political and aesthetic fields.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-10-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.