• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-04062020-210416
Documento
Autor
Nombre completo
Sacha Zilber Kontic
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Lacerda, Tessa Moura (Presidente)
Chaui, Marilena de Souza
Oliveira, Érico Andrade Marques de
Rateau, Paul
Título en portugués
Malebranche: percepção e metafísica
Palabras clave en portugués
Cartesianismo
Ideia
Metafísica
Nicolas Malebranche
Percepção
Resumen en portugués
Este trabalho analisa a noção de percepção na filosofia de Malebranche em vistas de compreender como ela permite que o oratoriano articule as grandes oposições da metafisica clássica (finito e infinito, necessidade e contingência, universal e singular, etc.) de modo a torna-las parte da experiência humana. Pretendemos com isso mostrar que, apesar de nunca abandonar o ideal de um conhecimento estritamente inteligível e racional, fundado nas verdades eternas e necessárias, toda percepção envolve necessariamente algum elemento de obscuridade, de contingência e de temporalidade. Consideramos ademais que, ao longo do desenvolvimento de sua filosofia e das múltiplas precisões e alterações feitas nas sucessivas edições de suas obras, Malebranche aprofunda e desenvolve as consequências dessa concepção de percepção a ponto de, na fase final de sua filosofia, os elementos metafísicos e os elementos relacionados à experiência se tornarem virtualmente indistinguíveis. A primeira parte dessa tese, constituída pelos dois primeiros capítulos, reconstitui o que são, para Malebranche, os elementos mais fundamentais da percepção, isto é, de um lado, o espírito e suas modificações e, de outro, as ideias que são vistas em Deus. Nele, examinamos os conceitos centrais de sentimento e de ideia, assim como mostramos as principais transformações que caracterizaram o desenvolvimento da tese da Visão das ideias em Deus. A segunda parte da tese, construída pelos três capítulos subsequentes, analisamos a noção de percepção em relação às grandes oposições que a constituem.
Título en inglés
Malebranche: perception and metaphysics
Palabras clave en inglés
Cartesianism
Ideias
Metaphysics
Nicolas Malebranche
Perception
Resumen en inglés
This thesis analyzes the notion of perception in Malebranche's philosophy in order to understand how it allows the oratorian to articulate the great oppositions of classical metaphysics (finite and infinite, necessity and contingency, universal and singular, etc.) in order to make them a constitutive element of the human experience. By this we mean to show that, while never abandoning the ideal of a strictly intelligible and rational knowledge founded on eternal and necessary truths, all perception necessarily involves some element of obscurity, contingency and temporality. We further consider that, throughout the development of his philosophy and the multiple precisions and revisions made in the successive editions of his works, Malebranche deepens and develops the consequences of this conception of perception to the point that, in the final phase of his philosophy, the metaphysical elements and the elements related to experience become virtually indistinguishable. The first part of this thesis, consisting of the first two chapters, reconstructs those that are, for Malebranche, the most fundamental elements of perception, that is, on the one hand, the spirit and its modifications and, on the other, the ideas that are seen in God. In it, we examine the core concepts of feeling and idea, as well as show the major transformations that characterized the development of the thesis of the Vision of Ideas in God. The second part of the thesis, consisting in the subsequent three chapters, analyzes the notion of perception in relation to the major metaphysical oppositions that constitute it.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-06-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.