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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-04022022-224716
Documento
Autor
Nome completo
Edilene Alves Bezerra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Keinert, Maurício Cardoso (Presidente)
Muchail, Salma Tannus
Noto, Carolina de Souza
Terra, Ricardo Ribeiro
Título em português
A ambivalência da crítica em Foucault: das práticas de governo de si ao governo dos outros
Palavras-chave em português
Autonomia
Crítica
Governo
Prática
Resumo em português
A pesquisa propõe-se a investigar a crítica, em Foucault, apreendendo-a como uma prática que marca a reflexão sobre a governamentalidade entre 1978 e 1984. Assim, o objetivo foi mapear a presença desta prática e verificar a tarefa que Foucault incumbiu a ela no decorrer de sua pesquisa sobre o governo de condutas. A partir dessas análises, a hipótese sustentada é de que a prática da crítica pode ser caracterizada como ambivalente na genealogia das práticas de governo, isto é, por um lado, ela está articulada aos regimes de verdade, sendo seu papel o de definir as condições de existência das racionalidades de governo e os limites que elas impõe à autonomia dos sujeitos a partir de seus efeitos de poder e de verdade, por outro, ela liga-se às práticas de liberdade, pondo à prova as possibilidades de ultrapassagem destes limites para a (re)criação de novos modos de existência.
Título em inglês
The ambivalence of criticism in Foucault: from self-government practices to the government of others
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Criticism
Government
Practice
Resumo em inglês
The research proposes to investigate criticism, in Foucault, taking it as a practice that marks the reflection on governmentality between 1978 and 1984. Thus, the objective was to map the presence of this practice and verify the task that Foucault entrusted to her in the course of his research on conduct governance. From these analyzes, the supported hypothesis is that the practice of criticism can be characterized as ambivalent in the genealogy of government practices, that is, on the one hand, it is linked to the regimes of truth, exercising its role of defining the conditions of existence and the limits of governmental rationalities and, on the other hand, it is linked to the practices of freedom, testing the chances of exceeding these limits for the (re)creation of new ways of life.
 
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Data de Publicação
2022-02-04
 
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