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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-01112023-153850
Documento
Autor
Nome completo
Julio de Souza Comparini
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Bolzani Filho, Roberto (Presidente)
Gonzaga, Alvaro Luiz Travassos de Azevedo
Lima, Paulo Francisco Butti de
Tierno, Patricio
Título em português
A questão da retórica nas Leis de Platão
Palavras-chave em português
Educação
Ética
Legislação
Liberdade
Linguagem
Política
Retórica
Resumo em português
Trata-se de discutir o estatuto da retórica nas Leis de Platão, diálogo político em que o regime (politeia) proposto é um regime misto baseado em uma legislação (nomoi) plasmada pelos princípios da sabedoria (phronesis), da amizade (philia) entre os concidadãos e da liberdade (eleutheria). Nesse sentido, de um lado, as normas são associadas à racionalidade e, de outro, tem-se que o trabalho do legislador deve ser aceito de bom grado pelo povo, o que faz com que parte significativa das tarefas relacionadas ao exercício do poder consista na formulação de estratégias discursivas de persuasão. A pesquisa se inicia com a retomada dos traços fundamentais da politeia das Leis e recupera alguns elementos históricos e o posicionamento sobre o tema em outros textos do corpus platônico, para depois se dedicar a entender a educação (paideia) e a lei (nomos) no diálogo em questão, particularmente quanto aos seus usos retóricos, o que encaminha o estudo dos preâmbulos (prooimia) legislativos
Título em inglês
The question of rhetoric in Plato's Laws
Palavras-chave em inglês
Education
Ethics
Freedom
Language
Legislation
Politics
Rhetoric
Resumo em inglês
It is about discussing the status of rhetoric in Platos Laws, a political dialogue in which the regime (politeia) proposed is a mixed regime based on legislation (nomoi) shaped by the principles of wisdom (phronesis), friendship (philia) between fellow citizens and freedom (eleutheria). In this sense, on the one hand, norms are associated with rationality and, on the other hand, the work of the legislator must be willingly accepted by the people, which makes a significant part of the tasks related to the exercise of power consist of in the formulation of discursive persuasion strategies. The research begins with the resumption of the fundamental traits of the politeia of the Laws and recovers some historical elements and the position on the subject in other texts of the platonic corpus, to later dedicate itself to understanding education (paideia) and the law (nomos) in the dialogue in question, particularly regarding its rhetorical uses, which leads to the study of legislative preambles (prooimia)
 
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Data de Publicação
2023-11-01
 
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