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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-01072013-090825
Documento
Autor
Nome completo
Benito Eduardo Araujo Maeso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Fabbrini, Ricardo Nascimento (Presidente)
Favaretto, Celso Fernando
Ferrari, Sonia Campaner Miguel
Título em português
Kafka: estética e política do estranhamento
Palavras-chave em português
Adorno
Alegoria
Deleuze
Estética
Estranhamento
Kafka
Política
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo investigar de que forma a estrutura e a temática do texto de Franz Kafka, ao criarem um espaço de estranhamento na relação entre o leitor e o texto uma sensação constante de que algo está fora de lugar, constroem um campo de resistência política. Parte-se da análise dos elementos constitutivos da obra kafkiana, buscando localizar quais elementos efetuariam tal processo, assim como da análise dos trabalhos de pensadores como Adorno, Benjamin, Deleuze & Guattari e outros sobre o escritor checo. Para tanto, será feito recurso livre à produção do autor, com destaque para a tríade O Processo, O Castelo e A Metamorfose, sem prejuízo de outros contos, novelas, cartas e anotações de seus diários. Também será buscada uma articulação dos temas inerentes à obra de Kafka com os conceitos principais dos filósofos citados. Como procedimento metodológico, estruturamos este percurso em quatro eixos principais: a escrita, o conceito de mímesis, o conceito de estranhamento (unheimlich) e as relações entre arte, política e sociedade, com especial foco no conceito de resistência, presente nas definições de Adorno e Deleuze sobre a arte. Assim, busca-se averiguar o caráter político dos textos de Kafka como alegorias da condição humana.
Título em inglês
Kafka: aesthetics and politics of the uncanny
Palavras-chave em inglês
Adorno
Aesthetics
Allegory
Deleuze
Kafka
Politics
Uncanny
Resumo em inglês
This work aims to investigate the way Kafka´s thematics and narrative structure builds the sensation of uncanny, misplacing and oddity between the reader and the story. Simultaneously, these characteristics of Kafka´s work can build a political field of resistance. To achieve this goal and locate those elements in Kafka´s literary corpus, an in-depth analysis of his works letters, aphorisms, romances and short stories - is necessary, with special attention to The Process, The Castle and The Metamorphosis. Also, this work intends to establish a dialogue between Kafka´s thematics and the concepts of Adorno, Benjamin, Deleuze and Guattari, among others. Four lines of force are the core of this thesis: Kafka´s writing techniques; the concept of mimesis; the uncanny (unheimlich); and the linkage between art, poltics and society, with emphasis in the concept of resistance which is present in Kafka´s work and in Adorno´s (and also in Deleuze´s) definition of art. At last, what is the political status of Kafka´s work as an allegory of human condition?
 
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Data de Publicação
2013-07-01
 
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