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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-29072021-183017
Document
Author
Full name
Camila Ribeiro Duarte Lisboa
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Marcelino, Paula Regina Pereira (President)
Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Braga Neto, Ruy Gomes
Galvão, Andréia
Title in Portuguese
Os subterrâneos das greves: a percepção dos usuários do Metrô sobre as ações sindicais de seus trabalhadores
Keywords in Portuguese
Estudos de recepção
Greves
Metrô
Serviço público
Transporte
Abstract in Portuguese
Este trabalho buscou captar e analisar a percepção dos usuários do Metrô de São Paulo sobre as greves de seus trabalhadores. Este meio de transporte é um importante modal da mobilidade urbana da cidade, seus trabalhadores transportam boa parte da força de trabalho paulistana e da região metropolitana. Por se tratar de um serviço utilizado por quase quatro milhões de pessoas, quando essas greves são deflagradas, a opinião pública dos usuários do serviço se configura como um fator decisivo para o êxito dessas ações coletivas. A imprensa e o poder público se apoiam na ideia de um confronto entre os interesses dos trabalhadores do Metrô e a necessidade de a população usuária utilizar o serviço. Realizamos um survey sobre os usuários do serviço que buscou averiguar a percepção sobre as greves e quais os fatores que constroem ou construíram essa percepção. Trabalhamos com a hipótese de que a condição de classe dos usuários, combinada às suas experiências políticas e sindicais, bem como a conjuntura política e econômica e a forma de recepção das notícias da imprensa ajudam a determinar essa percepção. Também sugerimos que o apoio dos usuários às lutas dos metroviários seria determinado pela relação destes com as reivindicações das greves. Os resultados de nossa pesquisa de campo nos permitiram concluir que a consciência do proletariado brasileiro, de "direito a ter mais direitos", construída por uma dinâmica histórica de relações de trabalho precárias determinou o expressivo nível de apoio que encontramos dos usuários às greves. Além da teoria das classes sociais e dos estudos sobre sindicalismo no Brasil, os estudos de recepção - área da comunicação que estuda a influência das características sociais sobre a percepção da audiência - forneceram instrumental teórico importante para entender a percepção dos usuários sobre as greves. A tese que o leitor encontrará defendida nesta dissertação é a de que a combinação de características sociais, econômicas e políticas dos usuários do Metrô de São Paulo e a formação histórica da consciência do proletariado brasileiro podem conformar entre os usuários do Metrô uma base social que apoia as greves dos trabalhadores deste serviço, a despeito de acarretarem dificuldades para o deslocamento e a despeito do caráter das notícias sobre essas mobilizações.
Title in English
The underground of strikes: the perception of subway users about the union actions of their workers
Keywords in English
Metro
Public service
Reception studies
Strikes
Transportation
Abstract in English
This work sought to capture and analyze the perception of users of the São Paulo Metro about their workers' strikes. This means of transport is an important modality of urban mobility in the city, its workers transport much of the São Paulo and metropolitan region workforce. As it is a service used by almost four million people, when these strikes are triggered, the public opinion of the users of the service is configured as a decisive factor for the success of these collective actions. The press and the public authorities are supported by the idea of a confrontation between the interests of Metro workers and the need for the user population to use the service. We conducted a survey on service users who sought to ascertain the perception of strikes and what factors are building that perception. We work with the hypothesis that the class condition of users, combined with their political and union experiences, as well as the political and economic conjuncture and the way of receiving news from the press help to determine this perception. We also suggest that users' support for the struggles of subway workers would be determined by their relationship with the demands of the strikes. The results of our field research allowed us to conclude that the consciousness of the brazilian proletariat, of "the right to have more rights", built by a historical dynamic of precarious work relationships, determined the expressive level of support that we find from users to strikes. In addition to the theory of social classes and studies on unionism in Brazil, reception studies - the area of communication that studies the influence of social characteristics on the perception of the audience - provided important theoretical tools to understand the users' perception of strikes. The thesis that the reader will find defended in this dissertation is that the combination of social, economic and political characteristics of the users of the São Paulo Metro and the historical formation of the consciousness of the brazilian proletariat can form a social base that supports the users of the Metro the strikes of the workers of this service, in spite of causing difficulties for the displacement and in spite of the character of the news about these mobilizations.
 
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Publishing Date
2021-07-30
 
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