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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-22022019-185023
Documento
Autor
Nome completo
Laysmara Carneiro Edoardo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Arruda, Maria Arminda do Nascimento (Presidente)
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Melo, Isabelle Anchieta de
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Silva, Angelo José da
Título em português
Diários públicos: Facebook, imagens e a ficcionalização do cotidiano
Palavras-chave em português
Estetização
Facebook
Fetichização do sujeito-mercadoria
Imagem
Valor
Resumo em português
Esta pesquisa tem como orientação principal o debate sobre o lugar do Facebook como um monopólio comunicacional e suas possíveis consequências. Está organizada em quatro aproximações que, relacionadas, respondem a questão da afinidade entre imagens, dramatização e produção de valor na fórmula comunicacional disponibilizada aos usuários pela plataforma, fazendo com que a realidade individual e coletiva passe por um filtro tecnologicamente mediado, e que seja apreendida e (auto)reflexionada por intermédio dessas relações. De tal maneira, a abordagem do problema e a proposta analítica passam pela relação da imagem com o eu, a ficção, a própria imagem e o suposto estatuto de imortalidade. Como resultado, por meio do fetichismo metodológico, a tese debate diferentes camadas narrativas da decorrente ficcionalização da vida, passando pela (1) produção de si; à (2) incursão de si na realidade e sua interpretação; à (3) produção dos fatos e a transformação da realidade em registro; ao (4) mercado de imagens e pessoas.
Título em inglês
Public Diaries: Facebook, images and everyday fictionalization
Palavras-chave em inglês
Aesthetization
Facebook
Image
Selfhood-commodity fetichism
Value
Resumo em inglês
This research has focused primarily the debate on the place of Facebook as a communicational monopoly and its possible consequences. It is organized in four approaches that, related, answer the question of the affinity between images, dramatization and production of value in the communicational formula made available to the users by the platform, causing the individual and collective reality to pass through a technologically mediated filter, and that is apprehended and (self) reflected through these relations. In such a way, the approach of the problem and the analytical proposal go through the relation of the image with the self, the fiction, the own image and the supposed status of immortality. As a result, through methodological fetishism, the thesis discusses different narrative layers of the resulting fictionalization of life, from the (1) production of self; to (2) incursion of oneself in reality and its interpretation; the (3) production of facts and the transformation of reality into ledger; and the (4) market of images and people.
 
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Data de Publicação
2019-02-22
 
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