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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-20122019-164550
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Brancalion
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Pinheiro Filho, Fernando Antonio (Presidente)
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Bonis, Maurício Funcia de
Título em português
Tornar-se compositor: a construção do modernismo musical e o processo de institucionalização da música de concerto em São Paulo (1920-1950)
Palavras-chave em português
Compositores paulistas
Modernismo
Música de concerto brasileira
Música nacionalista
Sociologia da cultura
Resumo em português
Esta trabalho trata do processo de institucionalização da música de concerto em São Paulo entre 1920 e 1950, tendo por fio condutor as trajetórias cruzadas de compositores que se engajaram no projeto modernista, com mais ou menos intensidade, e colhendo dele mais ou menos frutos. Parte-se do estabelecimento dos perfis morfológicos concernentes às origens sociais desses agentes a fim de compreender as condições de possibilidade de carreiras voltadas à criação musical. Em seguida, redesenha-se o estabelecimento de interdependências que se desenrolaram em certos círculos de sociabilidade nos quais as experiências modernistas se forjaram. Por fim, esboça-se os rendimentos do modernismo musical na fatura das gerações seguintes de compositores.
Título em inglês
Becoming a composer: the construction of musical modernism and the institutionalization process of concert music in São Paulo (1920-1950)
Palavras-chave em inglês
Brazilian concert music
Composers from São Paulo
Modernism
Nationalism in music
Sociologie of culture
Resumo em inglês
This essay strives to shed a light on the institutionalization of concert music in São Paulo along the 1920s and 1950s through crossed itineraries of those composers who took part in modernism, whether well-succeeded or not. In order to understand the settings that made their careers possible, a morphological analysis is armed. Then, we set out to redraw the interdependencies which were unfolded among the circles of sociability where the experiences of the modernists were shaped. Finally, we put in perspective the revenues derived from it in the next generation of composers.
 
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Data de Publicação
2019-12-20
 
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