• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-20122019-164550
Documento
Autor
Nombre completo
Flavia Brancalion
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Pinheiro Filho, Fernando Antonio (Presidente)
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Bonis, Maurício Funcia de
Título en portugués
Tornar-se compositor: a construção do modernismo musical e o processo de institucionalização da música de concerto em São Paulo (1920-1950)
Palabras clave en portugués
Compositores paulistas
Modernismo
Música de concerto brasileira
Música nacionalista
Sociologia da cultura
Resumen en portugués
Esta trabalho trata do processo de institucionalização da música de concerto em São Paulo entre 1920 e 1950, tendo por fio condutor as trajetórias cruzadas de compositores que se engajaram no projeto modernista, com mais ou menos intensidade, e colhendo dele mais ou menos frutos. Parte-se do estabelecimento dos perfis morfológicos concernentes às origens sociais desses agentes a fim de compreender as condições de possibilidade de carreiras voltadas à criação musical. Em seguida, redesenha-se o estabelecimento de interdependências que se desenrolaram em certos círculos de sociabilidade nos quais as experiências modernistas se forjaram. Por fim, esboça-se os rendimentos do modernismo musical na fatura das gerações seguintes de compositores.
Título en inglés
Becoming a composer: the construction of musical modernism and the institutionalization process of concert music in São Paulo (1920-1950)
Palabras clave en inglés
Brazilian concert music
Composers from São Paulo
Modernism
Nationalism in music
Sociologie of culture
Resumen en inglés
This essay strives to shed a light on the institutionalization of concert music in São Paulo along the 1920s and 1950s through crossed itineraries of those composers who took part in modernism, whether well-succeeded or not. In order to understand the settings that made their careers possible, a morphological analysis is armed. Then, we set out to redraw the interdependencies which were unfolded among the circles of sociability where the experiences of the modernists were shaped. Finally, we put in perspective the revenues derived from it in the next generation of composers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-12-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.