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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-20102021-130746
Documento
Autor
Nome completo
Anouch Neves de Oliveira Kurkdjian
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Musse, Ricardo (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Durão, Fabio Akcelrud
Safatle, Vladimir Pinheiro
Título em português
O vermelho e o negro: literatura e crítica da sociedade em Theodor W. Adorno
Palavras-chave em português
Crítica Literária
Estética marxista
Literatura e Sociedade
Teoria crítica da sociedade
Theodor W Adorno
Resumo em português
Esta tese tem como objetivo compreender a crítica literária de Theodor W. Adorno, atentando para as mediações que ela guarda com a compreensão teórica do autor da sociedade capitalista de sua época. Para tanto, os capítulos expõem e discutem diversos momentos desta relação: o caráter dialético da crítica da cultura adorniana, que se distingue tanto de uma valorização conservadora da cultura como um valor absoluto, quanto de sua mera redução mecanicista à ideologia; a forma ensaística sob a qual uma crítica literária de tal tipo se apresenta; o debate marxista sobre literatura na segunda metade do século XX, em que Adorno procurou se distinguir das concepções estético-literárias de Sartre, de Brecht e de Lukács por meio da defesa intransigente da autonomia estética; as interpretações de Adorno dos romances modernistas de escritores como Proust, Kafka e Beckett; a interpretação de Adorno sobre a lírica, tomada como "relógio solar histórico-filosófico". A constelação composta pelos capítulos oferece uma visão prismática dos diversos aspectos que conformam a crítica literária de Adorno e permite discernir como e por que caminhos a crítica literária pode ser crítica da sociedade e vice-versa.
Título em inglês
The red and the black: literature and critique of society in Theodor W. Adorno
Palavras-chave em inglês
Critical theory of society
Literary critique
Literature and Society
Marxist Aesthetics
Theodor W Adorno
Resumo em inglês
This thesis aims to understand Theodor W. Adorno's literary critique, considering its intrinsic mediation with Adorno's theory of the capitalist society of his time. In order to do that, each chapter presents and discusses the various aspects involved in this relation: the dialectical character of Adorno's critique of culture, which distinguishes itself both from a conservative validation of culture as a value and from its mechanical reduction to mere ideology; the essay form in which this literary critique must be presented; the Marxist debate on literature in the second half of the Twentieth Century, inside which Adorno made efforts to achieve a particular position in contrast with Sartre, Brecht and Lukács, through a stark defense of art's autonomy; Adorno's interpretation of the modernist novels of writers such as Proust, Kafka and Beckett; Adorno's interpretation of the lyric form, taken as a "historical-philosophical sundial". The constellation that these chapters compose offers a prismatic view of the several aspects which conform Adorno's literary critique and allows us to see how and by which means literary critique can become critique of society and vice-versa.
 
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Data de Publicação
2021-10-20
 
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