• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1998.tde-19082022-174238
Documento
Autor
Nombre completo
Adone Agnolin
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1998
Director
Tribunal
Negrao, Lisias Nogueira (Presidente)
Monteiro, John Manuel
Priore, Mary Lucy Murray Del
Queiroz, Renato da Silva
Wright, Robin
Título en portugués
O apetite da antropologia, o sabor atropofágico do saber antropológico: alteridade e identidade no caso Tupinambá
Palabras clave en portugués
Canibalismo
Religião
Resumen en portugués
Este trabalho é uma proposta de análise da antropofagia no "Novo Mundo"nos séculos XVI e XVII, em relação a uma perspectiva - a abordagem antropológica -, problematica da através de uma metodologia de indagação - a História das Religiões. Partindo do reconhecimento de que a alimentação do homem é um dado cultural que tem uma importância pelo menos igual àquele pura e simplesmente alimentar, esse percurso de indagação pretende reservar uma atenção particular à relação que encontraremos, em diferentes momentos, entre dado cultural e dado alimentar/"natural". Tendo bem presente esses pressupostos, devemos levar em consideração, porém, o fato de que, nesse trabalho, estamos falando de um alimento muito particular: trata-se do homem que se torna, dentro de uma estrutura altamente ritualizada, alimento para outro homem, o qual, por sua vez, vive na perspectiva, altamente significativa para sua cultura, de se tornar, um dia ele mesmo alimento para os outros. Não podendo esquecer que existem duas "formas de antropofagia"- uma ritual e outra devida à carência alimentar -, vale ressaltar que a primeira prática é aquela ao redor da qual se desenvolverá nosso que, contudo, não deixara de tratar da segunda, todas as vezes que isso se revelar importante para esclarecer sobreposições e confusões tanto na terminologia quanto nas práticas. A distinção entre uma antropofagia caracterizada por sua prática ritual, contraposta a outra determinada por carência alimentar nos permite, ao mesmo tempo, escapar da inconsistência da contraposição sacro/profano, encontrando um fundamento distintivo que nos permite implementar de forma clara nossa abordagem de estudo. Pelo fato de reconhecer a importância do dado cultural no que diz respeito à alimentação do homem, a Antropologia se apresenta como perspectiva de análise imprescindível. Por outro lado, ela constituirá o esboço de um estudo crítico sobre sua própria característica de compreensão/digestão da alteridade cultural. Além do mais, a colocação da antropofagia ritual ("sagrada") no centro de nosso trabalho nos impõe o ponto de vista de uma metodologia de estudo histórico-religiosa. A utilidade dessa perspectiva de estudos está toda contida na adjetivação "ritual", que acompanha esta específica forma de antropofagia Trata-se, consequentemente, de esclarecer esses termos/conceitos, muitas vezes assumidos de forma acrítica, aos quais a escola histórico-religiosa tem dedicado tanta atenção, oferecendo uma significativa contribuição/problematização aos estudos históricos e antropológicos contemporâneos. Está além do nosso alcance e fora do nosso objetivo revelar a história da Antropologia ou da alimentação e seus rituais, entre os quais se encontraria o canibalismo. Trata-se, pelo contrario, de um percurso de e nos confins/margens na dimensão de uma espaço comum à Antropologia e à alimentação - tendo o canibalismo como fio condutor - e, com elas, à História das Religiões
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1998_Adonegnolin.pdf (59.32 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-08-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.