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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-19022021-195127
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Paulo Martins Serra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Arruda, Maria Arminda do Nascimento (Presidente)
Bucci, Eugênio
Idargo, Alexandre Bergamo
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Título em português
Jornalismo e televisão em perspectiva comparada: Brasil e França
Palavras-chave em português
História da televisão
Indústria cultural
Jornalismo
Sociologia comparada
Sociologia da televisão
Resumo em português
Esta tese toma por objeto o telejornalismo, e empreende uma análise comparada das experiências francesa e brasileira. Esta pesquisa enfrenta o problema da formação deste âmbito de atividades, considerando o jornalismo televisivo, em suas formas atuais, como dotado de uma racionalidade própria ao mesmo tempo que marcado por delimitações profissionais sintomaticamente porosas. Trata-se de compreender as maneiras como formas culturais televisivas singulares, com suas hierarquias próprias, ensejaram a emergência e consolidação de determinados tipos profissionais de jornalistas de televisão em função das características gerais das formações sociais em que se inserem os dois casos cotejados, das relações entre televisão e política, e dos modos de organização que regem as produções jornalísticas para a televisão. Através de uma perspectiva histórica e comparada, busca-se contribuir para a compreensão dos constrangimentos postos por um senso prático diacronicamente constituído resultante de relações contíguas entre diferentes espaços profissionais como a política, a publicidade, o jornalismo e o entretenimento. Por meio sobretudo das evoluções morfológicas dos grupos envolvidos nas produções de telejornalismo nos dois países ao longo da segunda metade do século XX e da análise das trajetórias de suas figuras mais notórias, pretende-se elucidar as particularidades das formas dominantes do jornalismo televisivo brasileiro e francês e as razões históricas e sociológicas que as sustentam. Construo a hipótese de que o problema das relações e sobreposições entre duas formas televisivas - entretenimento e jornalismo - pode ser observado através da história da construção e legitimação de espaços jornalísticos dentro da televisão e, mais recentemente, nas frágeis delimitações profissionais que se estabelecem entre tipos diversos de profissionais da televisão, que busquei apreender por meio de categorias como "jornalistas multimídia", "jornalistas na televisão" e "jornalistas de televisão".
Título em inglês
Journalism and Television in comparative approach: Brazil and France
Palavras-chave em inglês
Comparative sociology
Cultural industry
History of television
Journalism
Television sociology
Resumo em inglês
This thesis takes television journalism as its object, and undertakes a comparative analysis of the French and Brazilian experiences. This research faces the problem of the formation of this scope of activities, considering television journalism, in its current forms, as endowed with its own rationality at the same time as marked by symptomatically porous professional boundaries. It's about understanding the ways in which singular cultural forms of television, with its own hierarchies, have given rise to the constitution and consolidation of certain professional types of television journalists, in function of the general characteristics of the social formations and of the relations between television and politics, and of the modes of organization that govern journalistic productions for television. Through a historical and comparative perspective, we seek to contribute to the understanding of the constraints posed by a practical sense that is diachronically constituted, resulting from contiguous relations between different professional spaces such as politics, advertising, journalism and entertainment. Above all, through the evolution of the morphological composition of the groups involved in television news productions in the two countries throughout the second half of the 20th century, and by analyzing the trajectories of their most notorious figures, we intended to elucidate the particularities of the dominant forms of television journalism, in France and in Brazil, and the historical and sociological reasons that support them. I construct the hypothesis that the problem of relations and overlaps between two television forms - entertainment and journalism - can be observed through the history of the construction and legitimation of journalistic spaces within television and, more recently, in the fragile professional boundaries that are established between a few types of television professionals, which I sought to apprehend through categories such as "multimedia journalists", "journalists on television" and "television journalists".
 
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Data de Publicação
2021-02-19
 
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