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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-19012024-124442
Documento
Autor
Nome completo
Aline Rodrigues Chiaramonte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Hey, Ana Paula Belém
Idargo, Alexandre Bergamo
Ortellado, Pablo
Título em português
Jornalismo de educação: instâncias de consagração e estratégias e uma elite profissional
Palavras-chave em português
Campo jornalístico
Especialização do jornalismo
Jornais brasileiros
Jornalismo de educação
Jornalistas de educação
Subcampo jornalístico
Resumo em português
Esta tese tem como objetivo analisar a constituição do subcampo do jornalismo de educação. Para isso, entendo que é preciso observar, primeiramente, as transformações na indústria cultural, principalmente a perda da centralidade dos jornais em relação a outros meios de comunicação, e as medidas utilizadas por eles para conservarem sua influência política e econômica, como a cobertura de nicho. Depois, considero importante pontuar mudanças no campo jornalístico relacionadas ao mercado de trabalho e à profissão, de modo a compreender a aposta feita por alguns jornalistas em direção à especialização. A partir desses achados, a pesquisa traça como o jornalismo de educação foi fomentado por demandas externas, do campo político a princípio, e, após as reformas administrativas dos anos 1990, que impulsionaram o florescimento e a consolidação de institutos e fundações, empresariais e familiares, também do campo econômico. Esse fomento se deu, especialmente, pela criação de instâncias de consagração, como prêmios concedidos aos profissionais que se dedicavam à cobertura educacional. O trabalho indica, ainda, as estratégias perpetradas por uma elite jornalística, tanto para alçar o jornalismo de educação a uma posição de mais prestígio, quanto para se diferenciarem dos demais profissionais, as quais se baseiam em trocas com instituições e agentes (principalmente do setor privado), que veem no jornalismo uma forma de difundir suas agendas a um público mais amplo. A tese mostra, finalmente, que o processo de constituição de uma especialidade jornalística se dá, incialmente, por meio de incentivos dos espaços cobertos, mas que há um trabalho propriamente jornalístico de transmitir suas pautas segundo princípios e linguagens próprias, os quais são afirmados e promovidos por associações profissionais - no caso do jornalismo de educação, pela Jeduca.
Título em inglês
Education journalism: consecration instances and strategies of a professional elite
Palavras-chave em inglês
Brazilian News Papers
Education journalism
Education journalists
Journalism Segmentation
Journalistic Field
Journalistic Subfields
Resumo em inglês
This dissertation aims at analyzing the constitution of the subfield of education journalism. To do this, I understand that, firstly, it is necessary to observe the transformations underwent by the cultural industry. It concerns the loss of centrality of the newspapers when compared to other media outlets, as well as the strategies they applied seeking to maintain their political and cultural influence, such as the coverage of niche topics. Secondly, I consider important to observe changes that have taken place in the journalistic field regarding the job market and the profession itself to understand the gamble taken by some journalists towards segmentation. The research draws analysis on how the education journalism was promoted by external demands, initially, from the political field, and, after the administrative reformations of the 1990s, which encouraged the thriving and the consolidation of institutes and foundations, run by entrepreneurs and business families, from the economic field as well. Such incentives took place, especially, according to the creation of consecration instances which awarded the professionals who dedicated their work to the coverage of education. The dissertation highlights the strategies perpetrated by a journalistic elite seeking to elevate the education journalism to a more prestigious position, as well as trying to differentiate themselves from other professionals, based on a symbolic trade with institutions and agents (mainly from the private sector) that find in the journalism a way to share their agendas with a wider public. Finally, the dissertation shows that the constitution of a new journalistic segment takes place, initially, through the support of the covered projects and agents, at the same time in which there is a proper journalistic work being conducted, concerned with transmitting an agenda according to its own principals and languages, which are affirmed and promoted by professional associations - for instance, regarding the journalism of education, the Jeduca.
 
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Data de Publicação
2024-01-19
 
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