• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-14122022-134021
Documento
Autor
Nome completo
Wilson Mesquita de Almeida
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza (Presidente)
Almeida, Ana Maria Fonseca de
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Título em português
Esforço contínuo: estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais na USP
Palavras-chave em português
Desigualdades educacionais
Elites sociais e econômicas, Universidade pública
Ensino superior
Inclusão social
Resumo em português
O estudo investiga o uso dos recursos e espaços da Universidade de São Paulo por um grupo de estudantes com desvantagens econômicas e educacionais. A partir de uma interpretação dos dados empíricos coligidos, reflete-se sobre o que esses alunos, efetivamente, aproveitam da estrutura propiciada pela universidade. Os alvos da investigação compreendem a verificação de como ocorreu o processo de socialização no ambiente familiar; a reconstrução da trajetória de ingresso e o trânsito no ambiente universitário mediante a apreensão do cotidiano, da adaptação à linguagem acadêmica, da realização das tarefas escolares, além da relação com colegas e professores. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa, operacionalizada em duas fases: grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Mediante a discussão dos resultados, espera-se contribuir na reflexão sobre inclusão social no ensino superior ao integrar à análise do acesso à universidade, uma discussão a respeito da efetiva permanência, onde o foco passa a ser um estudo mais pormenorizado das diferenças na qualidade da educação recebida pelos diversos segmentos sociais presentes na universidade pública
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Educational inequalities
Higher education
Social and economic privileged classes; State university
Social inclusion
Resumo em inglês
This study investigates the use of resources and space at São Paulo University by a group of students under economic and educational disadvantages. Through the interpretation of field data, we reflect on what these students effectively enjoy and use from the structure offered by the university. The aims of investigation focus on how related processes happened: the process of family socialization, the reconstruction of the story of getting into university and the transit in the university life through the learning of daily activities, having to adapt to the academic language, fulfilling tasks, and the relations with classmates and professors. The research was carried on a qualitative methodology, organized into two blocks: focused groups and semi-structured interviews. We hope to contribute for the current debates around the topic of social inclusion in Higher education when we add to the analysis of the university access, a discussion on effective permanence, where the focus tums to be a more detailed study on the differences about the quality of the education received by different social classes which are present in the State University
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-14
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • ALMEIDA, W. M. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade. Caderno CRH/UFBA, v. 20, p. 35-46, 2007.
  • ALMEIDA, W. M. Revisitando "USP para Todos?": desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 51, p. 21-62, 2020.
  • USP para Todos?: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. 1. ed. São Paulo: Musa/FAPESP, 2009. 208 p.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.