• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-14122022-134021
Documento
Autor
Nombre completo
Wilson Mesquita de Almeida
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza (Presidente)
Almeida, Ana Maria Fonseca de
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Título en portugués
Esforço contínuo: estudantes com desvantagens sócio-econômicas e educacionais na USP
Palabras clave en portugués
Desigualdades educacionais
Elites sociais e econômicas, Universidade pública
Ensino superior
Inclusão social
Resumen en portugués
O estudo investiga o uso dos recursos e espaços da Universidade de São Paulo por um grupo de estudantes com desvantagens econômicas e educacionais. A partir de uma interpretação dos dados empíricos coligidos, reflete-se sobre o que esses alunos, efetivamente, aproveitam da estrutura propiciada pela universidade. Os alvos da investigação compreendem a verificação de como ocorreu o processo de socialização no ambiente familiar; a reconstrução da trajetória de ingresso e o trânsito no ambiente universitário mediante a apreensão do cotidiano, da adaptação à linguagem acadêmica, da realização das tarefas escolares, além da relação com colegas e professores. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa, operacionalizada em duas fases: grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Mediante a discussão dos resultados, espera-se contribuir na reflexão sobre inclusão social no ensino superior ao integrar à análise do acesso à universidade, uma discussão a respeito da efetiva permanência, onde o foco passa a ser um estudo mais pormenorizado das diferenças na qualidade da educação recebida pelos diversos segmentos sociais presentes na universidade pública
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Educational inequalities
Higher education
Social and economic privileged classes; State university
Social inclusion
Resumen en inglés
This study investigates the use of resources and space at São Paulo University by a group of students under economic and educational disadvantages. Through the interpretation of field data, we reflect on what these students effectively enjoy and use from the structure offered by the university. The aims of investigation focus on how related processes happened: the process of family socialization, the reconstruction of the story of getting into university and the transit in the university life through the learning of daily activities, having to adapt to the academic language, fulfilling tasks, and the relations with classmates and professors. The research was carried on a qualitative methodology, organized into two blocks: focused groups and semi-structured interviews. We hope to contribute for the current debates around the topic of social inclusion in Higher education when we add to the analysis of the university access, a discussion on effective permanence, where the focus tums to be a more detailed study on the differences about the quality of the education received by different social classes which are present in the State University
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-14
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • ALMEIDA, W. M. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade. Caderno CRH/UFBA, v. 20, p. 35-46, 2007.
  • ALMEIDA, W. M. Revisitando "USP para Todos?": desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 51, p. 21-62, 2020.
  • USP para Todos?: estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. 1. ed. São Paulo: Musa/FAPESP, 2009. 208 p.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.