• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-12032010-135835
Documento
Autor
Nombre completo
Maíra Muhringer Volpe
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Garcia, Sylvia Gemignani
 
Título en portugués
S.O.S. - família e escola. Um estudo sobre a mediação dos 'especialistas da subjetividade' no processo educativo
Palabras clave en portugués
Discurso
Escola.
Especialista
Família
Meios de comunicação
Resumen en portugués
O principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Sociologia foi investigar a mediação dos "especialistas da subjetividade", tal como foram concebidos neste estudo, na relação entre pais e filhos e entre professores e alunos. O objeto da análise foram as produções de Rosely Sayão, Tania Zagury e Içami Tiba. A montagem de três recortes, elaborados a partir de outros contextos históricos brasileiros, recuperou a relação mediada pelo discurso científico-especializado entre os membros da família e entre os da escola, e permitiu o confronto com um novo tipo de mediação exercida na contemporaneidade. Assim, embora haja uma permanência no tempo desta relação mediada no processo educativo, ela assume contornos inéditos na sociedade atual, pois o "especialista" é imerso na lógica do planejamento de mercado, do marketing, da produção em larga escala e da circulação nos diferentes meios de comunicação. Tal "especialista" ganha, então, os contornos do "especialista da subjetividade".
 
Título en inglés
S.O.S. - Family and school a study on the mediation of the "experts of the subjectivity " no educational process.
Palabras clave en inglés
Expert
Family
Media
School
Speech
Resumen en inglés
The main objective of this Sociology Master's Dissertation was to investigate the mediation of the "subjectivity specialists" - as conceived in this study - on the relation between parents and their children as well as between teachers and their students. The object of this analysis were the works of Rosely Sayão, Tania Zagury and Içami Tiba. The construction of three cuts, elaborated from another Brazilian historical contexts, recalled the mediated relation by the scientific-specialised discourse between the family members and between the school members, and allowed the confrontation with a new kind of mediation exerted in contemporaneity. So, although there is a permanence in time of this mediated relation at the educative process, it assumes unedited contours on contemporary society, because the "specialist" is immersed in the market, marketing, large scale production logic and circulation on the different means of communication planning. Such "specialist" acquires so, the contours of the "subjectivity specialist".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP.