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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-10092020-210227
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Nogueira de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Guimaraes, Antonio Sergio Alfredo (Presidente)
Bastos, Élide Rugai
Naranjo, Julio Moracen
Sallum Junior, Brasilio Joao
Silva, Mario Augusto Medeiros da
Título em português
Intelectuais da raça de cor, nacionalismo e Afro-cubanismo (1912-1945)
Palavras-chave em português
Afro-cubanismo
Intelectuais
Mestiçagem
Nacionalismo
Raça de cor
Resumo em português
Esta tese, que tem como marco inicial o Massacre do Partido Independente de Cor, em 1912, e, como marco final, a Sociedade de Estudos Afro-Cubanos (1937-1945), entende as condições sociais e pontos de partidas sociológicos que conformam a agência dos intelectuais da raça de cor e como estes contribuíram para o debate sobre raça, cultura e nacionalismo, estabelecendo estratégias e acionando relações com políticos, intelectuais, cubanos e estrangeiros, instituições e agentes da indústria cultural e de entretenimento. A partir das sociedades da raça de cor e envolvidos nas relações políticas que caracterizaram a sociedade cubana da Primeira República (1902-1933), estes intelectuais definiram novos sentidos para o projeto de nacionalismo republicano de José Martí de uma "Pátria de todos e para todos" e estabeleceram aproximações com intelectuais nacionalistas interessados em fundar a nacionalidade cubana em termos de uma cultura que funcionasse como herança comum, independente de critérios de filiação racial. Este processo só foi possível, no entanto, a partir da crítica à ocidentalização que havia convertido os intelectuais da raça de cor em ideólogos da cultura europeia, o que dificultava a sua identificação subjetiva com a cultura vernácula cubana e afro-cubana. Há uma mudança no ambiente cultural com o surgimento da vanguarda artística cubana que teve significativo impacto no mundo dos intelectuais da raça de cor, levando-os à identificação com o negrismo e o afro-cubanismo.
Título em inglês
Intellectuals of the color race, nationalism and Afro-Cubanism (1912-1945)
Palavras-chave em inglês
Afro-Cubanism
Colored race
Intellectuals
Melting pot
Nationalism
Resumo em inglês
This thesis, taking as its starting point the Massacre of the Independent Party of Color, in 1912, and as its endpoint the Society of Afro-Cuban Studies (1937-1945), seeks to understand the social conditions and sociological points of departure that made up the agency of intellectuals of the colored race and how these contributed to the debate over race, culture and nationalism, establishing strategies and driving relations with politicians, Cuban and foreign intellectuals, institutions and agents of cultural industry and the entertainment industry. From the societies of the colored race involved in the political relations that characterized Cuban society of the First Republic (1902-1933), these intellectuals gave new meanings to José Martí's republican nationalism project of a "homeland of all and for all" and established connections with nationalist intellectuals interested in founding Cuban nationality in terms of a culture that would function as a common inheritance, independent of criteria of racial affiliation. This process was only possible, however, because of the critique of Westernization that had converted the intellectuals of the colored race into ideologues of European culture, which hindered their subjective identification with Cuban and Afro-Cuban vernacular culture. There was a change in the cultural environment with the rising of a Cuban artistic vanguard that had significant impact on the world of the intellectuals of the colored race, leading them to identify with Negrismo and Afro-Cubanism.
 
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Data de Publicação
2020-09-11
 
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