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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-07102022-101205
Documento
Autor
Nome completo
Marina Araujo Miorim
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Arruda, Maria Arminda do Nascimento (Presidente)
Félix, Lia Calabre de Azevedo
Pilão, Valéria
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Título em português
Negócios de arte no Brasil: exposições blockbusters
Palavras-chave em português
Diplomacia cultural
Exposições blockbusters
Marketing cultural
Política cultural
Produtores culturais
Resumo em português
No ano de 2011 o Brasil alcançou a primeira colocação no ranking mundial de visitação anual de exposições de arte, organizado há quase três décadas pela revista especializada no setor artístico The Art Newspaper. A mostra O Mundo Mágico de Escher foi, à época, destacada como a blockbuster que deflagrou essa efervescência devido às filas de visitação e o sucesso na sua circulação em várias cidades do país. De 2011 a 2019 o Brasil esteve presente em todas as listas da publicação, e parte do setor cultural, da grande mídia e de órgãos do governo passaram a mencionar essa situação como um fenômeno positivo, representativo do amadurecimento do setor expográfico local. Esta tese se empenhou em mapear e analisar as exposições brasileiras que figuraram no ranking referenciado, buscando regularidades nos processos e agentes envolvidos à sua realização. A própria noção de blockbuster foi investigada a fim de compreender sua origem, aplicabilidade do termo e lugar nas reflexões acerca do fazer expográfico. Contudo, foi a particularidade brasileira que recebeu destaque neste trabalho, a partir de quatro questões fundamentais: I.Quais as circunstâncias específicas que viabilizaram a emergência das exposições blockbusters no Brasil? II. Quem são os seus mediadores e quais as dinâmicas que os conectam? III. Qual o papel das blockbusters na agenda cultural brasileira, considerando os valores que elas movimentam e as relações estabelecidas entre os mediadores? IV. É possível avaliar o lugar que as blockbusters ocupam nas relações internacionais do Brasil? Assim, a tese se consolidou em função de uma compreensão d o modelo blockbuster não como adequação expográfica do capitalismo contemporâneo, mas, sim, expressão dele. Destarte, foi reconhecido que a internacionalização do mercado de exposições de arte no Brasil só tornou-se possível em função do processo de redemocratização e orientação neoliberal da política nacional, e devido aos produtores culturais que promoveram e sustentaram essas atividades, em razão de interesses e conexões pessoais previamente estabelecidas. Diante disso, esses atores puderam ser identificados como propositores de uma parcela significativa da agenda cultural do país atuando, inclusive, como agentes da diplomacia cultural. Tal condição se afirma em razão de um olhar abrangente acerca da atividade diplomática, conectada com discussões contemporâneas que analisam as noções de diplomacia pública e diplomacia direta, cuja emergência se deu no contexto de complexificação da economia e do aprofundamento das práticas da doutrina neoliberal ao redor do globo
Título em inglês
Business of art in Brazil: blockbuster exhibitions
Palavras-chave em inglês
Blockbuster exhibitions
Cultural diplomacy
Cultural marketing
Cultural policy
Cultural producers
Resumo em inglês
In 2011, Brazil reached the first place in the world ranking of annual visitation of art exhibitions. This ranking has been organized for almost three decades by The Art Newspaper, a magazine specialized in the artistic sector. The exhibition The Magical World of Escher was, at the time, highlighted as the blockbuster that set off this effervescence due to the queues of visitation and the success in its circulation in several cities in the country. From 2011 to 2019, Brazil was present in all the publication's lists. Part of the cultural sector, the mainstream media and government agencies started to mention this situation as a positive phenomenon, representative of the maturation of the local expographic sector. This thesis endeavored to map and analyze the Brazilian exhibitions that appeared in the referenced ranking, seeking regularities in the processes and agents involved in their realization. The notion of blockbuster was investigated in order to understand its origin, applicability of the term and place in the reflections about the expographic making. However, it was the Brazilian particularity that was highlighted in this work, based on four fundamental questions: I. What are the specific circumstances that made the emergence of blockbuster exhibitions in Brazil possible? II. Who are your mediators and what are the dynamics that connect them? III. What is the role of blockbusters in the Brazilian cultural agenda, considering the values they move and the relationships established between the mediators? IV. Is it possible to assess the place that blockbusters occupy in Brazil's international relations? Thus, the thesis was consolidated due to an understanding of the blockbuster model not as an expographic adaptation of contemporary capitalism, but rather as an expression of it. At this point, it was recognized that the internationalization of the art exhibition market in Brazil only became possible due to the redemocratization process and neoliberal orientation of the national policy. And the cultural producers were responsible to promote and sustain these activities, just for interests and previously established personal connections. In view of this, these actors could be identified as proponents of a significant portion of the country's cultural agenda, even acting as agents of cultural diplomacy. This condition is asserted by a comprehensive look at diplomatic activity, connected with contemporary discussions that analyze the notions of public diplomacy and direct diplomacy, whose emergence took place in the context of the complexification of the economy and the deepening of the practices of the neoliberal doctrine around the globe
 
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Data de Publicação
2022-10-07
 
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