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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1996.tde-07092022-103257
Documento
Autor
Nome completo
João Marcos Alem
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Prandi, Jose Reginaldo (Presidente)
Arruda, Maria Arminda do Nascimento
Oliven, Ruben George
Queda, Oriowaldo
Queiroz, Renato da Silva
Título em português
Caipira e country: a nova ruralidade brasileira
Palavras-chave em português
Sociologia
Resumo em português
Em anos recentes, o mundo rural ganhou uma notoriedade nunca vista na história social e cultural brasileira, mesmo considerando-se mais de quatrocentos anos de passado agrário. Talvez em nenhum outro momento a ruralidade tenha se projetado no imaginário social com tamanha carga simbólica afirmativa. Depois de um longo passado debaixo de críticas e sofrendo do estigma do atraso, o ruralismo passou a ter um resgate prestigioso. Figuras patronais do mundo oligarca e o Jeca Tatu reapareceram transformados, sadios e poderosos, travestidos em novos tipos sociais: o empresário agrícola capitalizado e tecnificado; o pecuarista de recorte texano, com vacas e touros de griffe; o criador de cavalos de raça; o político lobistas dos interesses ruralistas; os empresários e profissionais urbanos que investem em fazendas e sítios; os agro-boys; os cow-boys, os peões de boiadeiro; as duplas de música pop neo-sertaneja e outros tipos sociais expressivos de novas representações do ruralismo, ritualizam em exposições, festas do peão e eventos assemelhados e seriados, uma nova construção simbólica da ruralidade, agora denominada country no brasil. Muito além de ser o correspondente simbólico da modernização das forças produtivas do campo no Brasil, as práticas e a configuração dessa ruralidade inscrevem-se entre as formas de produção simbólica hegemônicas da sociedade de consumo aqui instalada em meio às peculiaridades de uma sociedade desigual. Os produtores da rede simbólica country imiscuem-se por diversos campos da produção cultural, envolvendo desde sujeitos sociais com habitus de elevada distinção social até os sujeitos e as práticas das culturas populares. Constitui-se, então, um expressivo processo de luta simbólica em que se enfrentam os novos e velhos agentes das desigualdades sociais estabelecidas em tomo da categoria rural que, em última instância, continua um significante poderoso das formas como a sociedade brasileira se reelabora na contemporaneidade. O objetivo deste estudo é identificar os sujeitos sociais envolvidos nessa configuração da ruralidade brasileira denominada caipira/sertaneja/country, descrever e interpretar os principais sentidos sociológicos e culturais de suas práticas e representações.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
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Data de Publicação
2023-01-02
 
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