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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1997.tde-07092022-102528
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Maria Alegro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Hirano, Sedi (Presidente)
Giovanni, Geraldo di
Gonçalves, José Ricardo Barbosa
Título em português
Educação e trabalho: um conflito sócio-econômico
Palavras-chave em português
Educação
Trabalho
Resumo em português
Várias campanhas e projetos educacionais têm sido realizados com o intuito de democratizar o acesso à escola, porém as taxas de repetência e de evasão escolar continuam bastante elevadas, o que mantém a escolarização como um privilégio social e econômico. Para desenvolver este tema, analisamos: a situação da criança e dos jovens no Brasil como conseqüência de processos estruturais, tanto em nível sócio-econômico, quanto em nível político; a relação entre sistema escolar e a organização social e econômica do trabalho, enfatizando como a baixa escolarização determina a inserção de crianças e jovens no mercado de trabalho; as políticas educacionais paulistas - Ciclo Básico, Jornada Única de Trabalho Docente e Discente, Escola-Padrão, Educação Paulista: Corrigindo Rumos. Mudar para melhorar: uma Escola para a Criança, outra para o Adolescente - buscando mostrar suas contribuições, seus limites e suas semelhanças com o ideário liberal; estas poíticas educacionais como reprodutoras dos interesses e da ideologia da classe dominante e a possibilidade da escola, através das forças progressistas, ser um espaço de transformação social. Por fim, apontamos alguns caminhos necessários para que a educação se torne democrática e algumas prioridades
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
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Data de Publicação
2022-12-15
 
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