• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1997.tde-07092022-102528
Documento
Autor
Nombre completo
Márcia Maria Alegro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Hirano, Sedi (Presidente)
Giovanni, Geraldo di
Gonçalves, José Ricardo Barbosa
Título en portugués
Educação e trabalho: um conflito sócio-econômico
Palabras clave en portugués
Educação
Trabalho
Resumen en portugués
Várias campanhas e projetos educacionais têm sido realizados com o intuito de democratizar o acesso à escola, porém as taxas de repetência e de evasão escolar continuam bastante elevadas, o que mantém a escolarização como um privilégio social e econômico. Para desenvolver este tema, analisamos: a situação da criança e dos jovens no Brasil como conseqüência de processos estruturais, tanto em nível sócio-econômico, quanto em nível político; a relação entre sistema escolar e a organização social e econômica do trabalho, enfatizando como a baixa escolarização determina a inserção de crianças e jovens no mercado de trabalho; as políticas educacionais paulistas - Ciclo Básico, Jornada Única de Trabalho Docente e Discente, Escola-Padrão, Educação Paulista: Corrigindo Rumos. Mudar para melhorar: uma Escola para a Criança, outra para o Adolescente - buscando mostrar suas contribuições, seus limites e suas semelhanças com o ideário liberal; estas poíticas educacionais como reprodutoras dos interesses e da ideologia da classe dominante e a possibilidade da escola, através das forças progressistas, ser um espaço de transformação social. Por fim, apontamos alguns caminhos necessários para que a educação se torne democrática e algumas prioridades
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.