• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-07022023-194051
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Assunção Crumo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Augusto, Maria Helena Oliva (Presidente)
Abdala, Mônica Chaves
Bertoncelo, Edison Ricardo Emiliano
Schubert, Maycon Noremberg
Título en portugués
Para comer com os olhos: restaurantes paulistanos e a busca de prestígio na era das redes sociais
Palabras clave en portugués
Campo gastronômico
Comer fora
Comida digital
Consumo
Distinção social
Resumen en portugués
Este trabalho procura analisar sociologicamente o processo de digitalização de restaurantes paulistanos, observando tanto a incorporação das redes sociais em suas rotinas, quanto a transposição de suas estratégias de distinção social para o mundo online. Também foram levadas em conta as transformações que a pandemia de coronavírus causou nas dinâmicas do campo gastronômico, especialmente no referente ao uso de aplicativos de entrega de comida. Para isso foram investigados oito restaurantes que podem ser divididos entre "prestigiados pelo público" e "prestigiados pela crítica". Além deles, duas hamburguerias foram incluídas na amostra para servir como ponto comparativo, posto que representam estabelecimentos com menor grau de formalidade. Calcada, principalmente, na teoria da economia dos bens simbólicos de Pierre Bourdieu, a análise qualitativa foi organizada em quatro etapas. A primeira é dedicada à observação de como cada estabelecimento comunica aos clientes sua relação com a digitalização do ritual do comer por meio de "dicas" inscritas em seu ambiente. A segunda e a terceira compreendem respectivamente o exame dos fatores que estão em jogo quando há a decisão de participar das redes sociais, e de como diferentes estratégias/modalidades de uso dessas plataformas vão adquirindo o caráter de legítimas ("virtuosas") ou condenáveis ("vulgares"). Por fim, a quarta etapa consiste na exploração das negociações simbólicas entre aplicativos de delivery e restaurantes, bem como o papel da pandemia de covid-19 em acelerar o processo de adesão desses estabelecimentos aos aplicativos ("appificação"). Tendo em vista que o campo gastronômico é híbrido, isto é, concilia a lógica econômica clássica e a lógica econômica "invertida" (na qual a popularidade e o sucesso econômico são "desvalorizados"), a pesquisa revelou que tanto a disposição em digitalizar quanto as modalidades de incorporação das ferramentas digitais se relacionam com três fatores principais: 1) a posição que o restaurante ocupa no campo gastronômico, 2) a antiguidade de sua existência e do reconhecimento que ostenta; e 3) a ponderação da possibilidade de deslocamento na hierarquia.
Título en inglés
Eating with your eyes: São Paulo restaurants and the search for prestige in the era of social media
Palabras clave en inglés
Consumption
Digital food
Eating out
Gastronomic field
Social distinction
Resumen en inglés
In this work, I aim to sociologically analyze the process of digitalization of São Paulo restaurants, observing both the incorporation of social media into their routines and the transposition of their strategies of social distinction to the online world. I also assess the transformations that the coronavirus pandemic has caused in the dynamics of the gastronomic field, particularly with regard to the use of food delivery apps. To do that, I investigated eight restaurants that can be categorized into two groups: those "highly valued by the audience", and those "recognized by the specialized critics". In addition to them, I included two burger places as cases of comparison, since they are representatives of establishments with a lower degree of service formality. Grounded mainly in Pierre Bourdieu's theory on symbolic goods, I conducted a qualitative analysis divided into four parts. The first is dedicated to comprehending how each place conveys its approach to the digitalization of the dinner ritual through clues inscribed in its environment. The second and third part comprise, respectively, the examination of the factors that are at play when they decide to get on social media and how certain strategies and practices of using such platforms came to be categorized as legitimate ("virtuous") or reprehensible ("vulgar"). Finally, the fourth part explores the symbolic negotiations undertaken between delivery apps and restaurants, as well as the role of the pandemic in speeding up the "appfication" process. After establishing that the gastronomic field is a hybrid field, that is, that it combines the "classical" economic logic and the "reversed" economic logic (in which popularity and financial success are "devalued"), I show that both the willingness to digitalize and the modalities of incorporation of digital tools are related to three main factors: 1) the position that the restaurant holds in the gastronomic field, 2) the antiquity of its existence and its recognition, and 3) the weighting of the possibilities of ascending or descending in the hierarchy of the field.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.