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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1994.tde-01112022-122548
Document
Auteur
Nom complet
Mônica Chaves Abdala
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1994
Directeur
Jury
Augusto, Maria Helena Oliva (Président)
Arruda, Maria Arminda do Nascimento
Montes, Maria Lucia Aparecida
Titre en portugais
A cozinha e a construção da imagem do mineiro
Mots-clés en portugais
Brasil
Hábitos alimentares
Sociologia
Resumé en portugais
o objetivo deste trabalho é analisar a importância da cozinha como um dos pilares centrais na construção da imagem do mineiro, que opera no plano regional, ao mesmo tempo que extrapola fronteiras. As evidências de uma associação entre um "típico" mineiro e a cozinha foram encontradas num investimento político, por parte do governo de Minas, entre meados da década de 70 e meados de 80 deste século, e numa ampla llteratura onde se delinearam as pistas para a urdidura da imagem, que inclui relatos de viajantes estrangeiros no século XIX , crônicas, ensaios, memórias, publicados até a década de 90 do século XX. A solução de algumas questões iniciais acerca da compreensão da problemática levantada a respeito da eleição da cozinha e de determinados pratos como "típicos" e de seu papel na construção de uma imagem regional mineira possibilitou o reconhecimento de uma tradição que combina elementos persistentes no decorrer dos séculos, desde o povoamento da capitania até as primeiras décadas do século XX, conformando padrões e hábitos alimentares. Esses padrões e esses hábitos alimentares e de convívio social foram determinados por fatores relativos às possibilidades de abastecimento e subsistência que dependeram de sociabilidades distintas - combinados a um conjunto de princípios ideológicos e simbólicos cujo estudo imprescindível ao entendimento do processo de institucionalização de uma racionalidade e de uma civilidade da capitania de Minas Gerais - e até mesmo do pais - que se estruturava aos olhos de um modelo europeu. Finalmente, a compreensão da construção da imagem exigiu a análise da forma como se combinam elementos de distintas sociabilidades, sub-regiões e distintas .faces da tradição a inovações que resultaram de alterações nas regras dietéticas, massificação da produção com investimento em marketing sobre novos produtos, educação escolar, praticidade adequada à vida moderna. Foi necessário entender, também, como a imagem está relacionada ao regionalismo e ao mito que funda a iâentidade do mineiro
Titre en anglais
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Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
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Date de Publication
2022-11-01
 
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