• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-01072021-124213
Documento
Autor
Nombre completo
Weslei Estradiote Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Jackson, Luiz Carlos (Presidente)
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Pitta, Fernanda Mendonça
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Título en portugués
Modernos arcaísmos: arte e nação no Brasil e em Portugal no final do século XIX pelas obras dos pintores Almeida Júnior e José Malhoa
Palabras clave en portugués
Almeida Júnior
Artes
José Malhoa
Século XIX
Transnacional
Resumen en portugués
Trata-se de um trabalho de sociologia histórica que buscou realizar a reconstrução das trajetórias de dois pintores na virada do século XIX para o XX com o intuito de estabelecer uma comparação entre ambos, mas também de cotejar dois sistemas artísticos nacionais. Rigorosamente da mesma geração, José Ferraz de Almeida Júnior (brasileiro, 1850-1899), e José Vital Branco Malhoa (português, 1855-1933), estudaram, respectivamente, nas academias de arte do Rio de Janeiro e de Lisboa entre o final da década de 1860 e meados da década de 1870 e chegaram à vida profissional justamente no auge da crise do sistema acadêmico de ensino artístico. Porém, a despeito dessas coincidências, o trabalho busca lançar reflexões sobre as salutares semelhanças entre parcela significativa de suas obras. Busca-se, assim, compreender que ordem e conjunto de fatores nos dois contextos colaboraram para produzir resultados iconográfico por vezes tão aproximados. A hipótese de fundo que acompanhava essa proposta era a de que Almeida Júnior e Malhoa teriam ocupado posições e exercido funções homólogas em seus respectivos sistemas artísticos. No entanto, mais do que apenas situados em posições comparáveis em sistemas isolados, o trabalho acabou por relacionar os casos e conectá-los a um sistema artístico transnacionalizado e em expansão. Desse modo, a pesquisa produziu uma abordagem que oscila a amplitude do enfoque, ora aproximando para explicar os fenômenos a partir das redes locais, ora expan-indo, procurando situá-los em escala global, apontando assim que diferentes fatores (clientela, padrões de gosto, crítica, conceitos filosóficos, convenções e modelos estéticos em circulação, etc.) competiam e atravessavam os modos de produzir arte no período analisado.
Título en inglés
Modern Archaisms: art and Nation in Brazil and Portugal in the Late 19th Century by the Works of Painters Almeida Júnior and José Malhoa
Palabras clave en inglés
19th century
Almeida Júnior
Arts
José Malhoa
Transnational
Resumen en inglés
This is a research of historical sociology that sought to reconstruct the trajectories of two painters at the turn of the 19th to the 20th century in order to establish a comparison between them, but also to compare two national artistic systems. Strictly from the same generation, José Ferraz de Almeida Júnior (Brazilian, 1850-1899), and José Vital Branco Malhoa (Portuguese, 1855-1933), studied, respectively, at the art academies of Rio de Janeiro and Lisbon between the end of the 1860s and mid-1870s and reached professional life precisely at the height of the crisis in the academic system of artistic education. However, despite these coincidences, the work seeks to launch reflections on the wholesome similarities between a significant portion of his works. Thus, we seek to understand what order and set of factors in the two contexts collaborated to produce iconographic results sometimes so approximate. The underlying hypothesis that accompanied this proposal was that Almeida Júnior and Malhoa would have occupied positions and exercised similar functions in their respective artistic systems. However, more than just situated in comparable positions in isolated systems, the work ended up relating the cases and connecting them to a transnationalized and expanding artistic system. In this way, the research produced an approach that alternates the wideness of the focus, sometimes approaching to explain the phenomena from local networks, sometimes expanding, seeking to situate them on a global scale, thus pointing out that different factors (clientele, taste patterns, criticism, philosophical concepts, conventions and aesthetic models in circulation, etc.) competed and crossed the ways of producing art in the analyzed period.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.