• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2001.tde-30032023-101043
Document
Auteur
Nom complet
Mauricio Ribeiro de Barros
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Balbachevsky, Elizabeth (Président)
Meneguello, Rachel
Singer, Andre Vitor
Titre en portugais
Efeitos de campanha: um estudo sobre a valorização do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral no pleito para prefeitura de São Paulo em 1996
Mots-clés en portugais
Campanha eleitoral
Eleições
Propaganda eleitoral
Resumé en portugais
Este trabalho visa demonstrar que o eleitor que presta mais atenção ao Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, principal instrumento das campanhas eleitorais contemporâneas no Brasil, é aquele que decide o voto mais cedo e com mais segurança e também o que apresenta maior interesse pela política. A despeito de todas as transformações ocorridas no modo de se fazer política a partir da segunda metade do século XX, com o desenvolvimento dos meios de comunicação eletrônicos, nossas hipóteses vão ao encontro de estudos pioneiros sobre comportamento eleitoral realizados na década de 40. Estes dizem, entre outras coisas, que as campanhas mais ativam e reforçam que convertem o voto. Testamos as nossas hipóteses na eleição municipal paulistana de 1996 a partir de um "survey" realizado com 2.000 entrevistados. Os dados confirmam o perfil descrito acima sobre o indivíduo que mais valoriza a propaganda eleitoral, algo que deve ser levado em conta no estudo das campanhas
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
This dissertation seeks to demonstrate that the voters most attentive to "Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral" (free campaigning time on TV, granted by the government to all parties), a crucial instrument in Brazilian contemporary political campaigns, are the ones who decide their votes earlier in the race, are more certain of their choices, and also show a greater interest for politics. The development of electronic communication means in the second half of the 20th century has deeply affected the way politics is conducted. Still, our hypotheses validate pioneering studies carried out in the forties, according to which campaigns activate and reinforce votes, rather than change them. We have tested our hypotheses at the São Paulo municipal elections of 1996 through a survey of 2,000 people. The data collected confirm that the individual most likely to respond to political campaigning on TV matches the profile described above, an element to be taken into consideration in the assessment of campaigns
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-03-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.