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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-30012024-174056
Documento
Autor
Nome completo
Alice Assis de Figueiredo Roza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Arretche, Marta Teresa da Silva (Presidente)
Carvalhaes, Flavio Alex de Oliveira
Ribeiro Filho, Carlos Antonio Costa
Título em português
As políticas de expansão e democratização da educação superior no Brasil reduziram desigualdades?: análise do perfil socioeconômico dos concluintes dos cursos de graduação no período entre 2011 e 2019
Palavras-chave em português
Desigualdades educacionais
Ensino superior
Estratificação horizontal
Políticas de ação afirmativa
Políticas públicas
Resumo em português
A grande expansão do ensino superior no Brasil nas últimas décadas suscitou importantes questionamentos acerca da desigualdade de oportunidades de obtenção de uma titulação universitária no país. As políticas públicas implementadas de fato reduziram desigualdades? Pesquisas conduzidas em outros países têm apontado que, quando há uma ampliação do acesso à universidade a indivíduos de classes mais baixas, as desigualdades verticais, relacionadas ao grau de instrução alcançado, passam a dar lugar a desigualdades horizontais, relacionadas ao tipo e à qualidade do ensino obtido. Portanto, tomando como base esta discussão, este trabalho busca analisar se a expansão e a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil está atrelado a um aumento da estratificação horizontal no país. Para isso, será examinado o perfil socioeconômico dos estudantes concluintes dos cursos de graduação das instituições de ensino superior do país no período entre 2011 e 2019. Serão utilizados os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que contém dados socioeconômicos e institucionais para 3.113.234 concluintes. O objetivo é investigar qual é o perfil do graduando que conclui determinadas titulações e se houve alguma mudança ao longo do período analisado. Os resultados desta pesquisa demonstraram que as políticas implementadas de fato contribuíram para uma maior diversificação do perfil discente nas instituições de ensino superior. No entanto, diferenças com relação à instituição e curso de origem ainda são indicadores e marcadores de indivíduos mais ou menos privilegiados.
Título em inglês
Have the expansion and democratization policies in higher education in Brazil reduced inequalities? analysis of the socioeconomic conditions of seniors undergraduates between 2011 and 2019
Palavras-chave em inglês
Affirmative action policies
Educational inequalities
Horizontal stratification
Public policy
University education
Resumo em inglês
The massive expansion of higher education in Brazil in the last decades has raised important questions about the inequality of opportunities for obtaining a university degree. The public policies implemented actually reduced inequalities? Conducted researches in other countries has shown that when there is an expansion of access to higher education for individuals from lower classes, vertical inequalities, related to the level of education achieved, start to give way to horizontal inequalities, related to the type and quality of education obtained. Therefore, based on this discussion, this paper seeks to analyze whether the expansion and democratization of access to higher education in Brazil is related to a growth in horizontal stratification in the country. For this, will be analyzed the socioeconomic conditions of senior undergraduates from higher education institutions between 2011 and 2019. It will be used data from the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), which contains socioeconomic and institutional data to 3,113,234 undergraduates. The objective is to investigate which is the profile of the graduate who concludes certain degrees and if there has been any change over the period analyzed. The results demonstrate that the implemented policies actually contributed to a greater diversification of the student profile in higher education institutions. However, differences regarding the institution and course of origin are still indicators and markers of more or less privileged individuals.
 
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Data de Publicação
2024-01-30
 
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