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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-28112014-125104
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Brechesi Servilha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Onuki, Janina (Presidente)
Branco, Marcello Simão
Veiga, João Paulo Candia
Título em português
A internacionalização e ensino básico: suas motivações
Palavras-chave em português
Diplomacia pública
Escolarização
Globalização
Línguas estrangeiras modernas
Mobilidade internacional
Paradiplomacia
Políticas públicas
Resumo em português
O presente trabalho pretende analisar as motivações de uma internacionalização do ensino básico, com uma atenção especial ao Ensino Médio. Por meio de uma análise qualitativa e dedutiva, a pesquisa teve como hipótese que as motivações estão diretamente relacionadas a elementos político-institucionais e sociológico, em um contexto de globalização e de novas estratégias de atuação internacional de atores nacionais e subnacionais, sendo que, no caso da Educação, o principal instrumento para essa atuação é o ensino de línguas estrangeiras modernas. A análise teórica foi desenvolvida no campo das Relações Internacionais, Ciência Política, Sociologia e Direito; bem como no campo prático, ao analisar possíveis fatores de internacionalização na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ao fim, conclui-se que o processo de globalização (e seu caráter integrador e excludente), o processo de integração regional, as novas estratégias de ação dos estados por meio da diplomacia pública e da paradiplomacia, as novas estratégias de escolarização das famílias (e dos Estados), a retomada da importância do ensino de línguas estrangeiras modernas a partir da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, além da demanda crescente por conhecimento nesse campo, fizeram com que houvesse o ambiente e as condições necessárias para que o tema da internacionalização e o ensino básico entrassem na agenda e no campo das políticas publicas pertinentes
Título em inglês
Internationalization and basic education: their motivations
Palavras-chave em inglês
Globalization
Modern foreign languages
Paradiplomacy international mobility
Public diplomacy
Schooling
Resumo em inglês
This paper discusses the motivations that drive the internationalization of basic education, with special attention to high school. Through a qualitative and deductive analysis, the research has the hypothesis that the inclusion of the theme of internationalization of basic education in public schools is directly related to the politicalinstitutional and sociological motivations, in the context of globalization and new strategies for international operations national and subnational actors, and, in the case of the Education, the main instrument for this action is the teaching of modern foreign languages. The analysis was developed through theoretical analysis in the field of International Relations, Political Science, Sociology and Law, as well as the practical field, to analyze possible factors of internationalization in the Secretariat of Education of the State of São Paulo. At the end, it is concluded that the process of globalization (and its integrative and exclusionary character), the process of regional integration, new strategies of action states through public diplomacy and paradiplomacy, the new strategies for schooling from families (and from states), the resumption of the importance of teaching modern foreign languages from the LDB 1996, and the growing demand for knowledge in this field, had caused the environment and the conditions required for the issue of the agenda and enter in the field of public policy
 
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Data de Publicação
2014-11-28
 
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