• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-14072020-175542
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Requena Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Marques, Eduardo Cesar Leão (Presidente)
Arantes, Rogério Bastos
Coutinho, Diogo Rosenthal
Couto, Claudio Gonçalves
Título en portugués
Política pública e poder: interesses associados entre políticos e empresas na governança da expansão do metrô de São Paulo
Palabras clave en portugués
Corrupção
Financiamento eleitoral
Governança
Política
Politicas públicas
Resumen en portugués
A presente tese analisa evidencias empíricas da atuação coordenada entre empresas cartelizadas e políticos para extração de recursos da política pública da expansão do metrô de São Paulo. A pesquisa encontrou elementos de conjunção entre dinâmicas reportadas em separado em investigações realizadas por autoridades estatais, indicando a existência de um esquema único destinado a gerar e distribuir recursos para o financiamento político. O mecanismo para a geração dos recursos é a subida de preços de contratos de compras públicas graças à cartelização das empresas que têm o Estado como cliente na provisão de infraestrutura e materiais operacionais para metrôs. O mecanismo para a distribuição destes recursos é o pagamento de propinas a burocratas do Estado e políticos. O funcionamento deste esquema lesa não só a implementação da política pública, em função dos custos de coordenação dos atores envolvidos, como também a livre concorrência e a competição democrática.
Título en inglés
Public policy and power: associated interests of politicians and private enterprises in the governance of the expansion of the São Paulo metro
Palabras clave en inglés
Corruption
Electoral financing
Governance
Policy
Public policy
Resumen en inglés
This thesis analyzes empirical evidence of the coordinated action between cartelized companies and politicians to extract public policy resources from the expansion of the São Paulo subway. The research found elements of a conjunction between dynamics reported separately in investigations by state authorities, indicating the existence of a single scheme to generate and distribute resources for political funding. The mechanism for the generation of funds is the increase in the price of public procurement contracts thanks to the cartelization of companies that have the state as their client in providing infrastructure and operational materials for subways. The mechanism for distributing these resources is the payment of bribes to state bureaucrats and politicians. The functioning of this scheme not only impairs the implementation of public policy - due to the coordination costs of the actors involved -, but also free market competition and democratic competition.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-07-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.