• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-10122020-223714
Documento
Autor
Nombre completo
Barbara Cristina Soares Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Melo, Rurion Soares (Presidente)
Bressiani, Nathalie de Almeida
Tosold, Léa
Título en portugués
Paridade de participação e emancipação em Nancy Fraser: reconhecimento e justiça a partir do feminismo
Palabras clave en portugués
Justiça
Nancy Fraser
Paridade de participação Emancipação
Teoria do reconhecimento
Resumen en portugués
Esta pesquisa pretende analisar, a partir da teoria crítica de Nancy Fraser, as dimensões da paridade de participação enquanto uma categoria de caráter normativo que permite investigar se a teoria tem a possibilidade de dar conta da emancipação e diagnosticar as formas de dominação que os novos movimentos sociais sofrem nas democracias contemporâneas. Nesse sentido, Fraser faz uma forte crítica à teoria do reconhecimento que tende a ser a categoria central de diagnóstico dos problemas sociais contemporâneos. Os questionamentos principais referem-se ao fato de a gramática do reconhecimento ter se tornando a forma normativa hegemônica da luta política atual e aos efeitos que essa gramática funda na dinâmica dos conflitos sociais, considerando-se que tal teoria pode deslocar grande parte das demandas dos movimentos sociais e da teoria crítica referentes às questões materiais, além de ser um modelo que se distancia da politização das lutas sociais, que são diversas e complexas. É diante desse contexto que se busca analisar o estudo aprofundado de Fraser que, ao trazer uma atitude crítica de caráter emancipatório, a partir da paridade de participação, lida com as problemáticas e as limitações nas quais a teoria do reconhecimento, enquanto projeto central, pode acarretar no que se refere a uma emancipação possível.
Título en inglés
Parity of participation and emancipation in Nancy Fraser: recognition and justice from feminism
Palabras clave en inglés
Emancipation
Justice
Nancy Fraser
Parity of participation
Recognition theory
Resumen en inglés
This research aims to analyze, from the perspective of Nancy Fraser's Critical Theory, the dimensions of parity of participation as a category of normative character that allows us to question if the theory offers the possibility of accounting for emancipation and diagnosig the forms of domination suffered by new social movements in contemporary democracies. In this regard, Fraser strongly criticizes the Theory of Recognition, which tends to be the central category for diagnosis of contemporary social problems. The main questions refer to the fact that the grammar of recognition has become the hegemonic normative form of current political struggles and to the effects of this grammar on the dynamics of social conflicts, considering that such a theory can displace most of the demands of social movements and those of the critical theory on material issues, as well as being a model that distances itself from the politicization of social struggles, which are diverse and complex. It is in this context that this work seeks to analyze the deep study of Fraser by bringing a critical attitude of emancipatory character, starting from parity of participation to deal with the problems and limitations in which the Theory of Recognition, as a central project, can lead to with regard to a possible emancipation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.