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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-05112021-220521
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Del' Arco Pinzan
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Lavalle, Adrian Gurza (Presidente)
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Romão Netto, José Veríssimo
Título em português
As ocupações culturais no centro de São Paulo: encaixes, desencaixes e ambiguidades entre sociedade civil e estado na governança da cultura
Palavras-chave em português
Cultura
Governança
Interações socioestatais
Novos movimentos sociais
Ocupações
Resumo em português
O presente trabalho visa discutir novas formas de interação entre Estado e Sociedade Civil no campo da cultura. A partir dos casos das ocupações culturais Casa Amarela e Ouvidor 63, ambas no centro de São Paulo, procura-se discutir os elementos próprios dos movimentos de ocupação, em geral, e realçar as especificidades das ocupações que apresentam esse caráter de serem voltadas para as artes e a cultura, em específico. Em seguida, trata-se do problema da institucionalização de ocupações culturais como forma de adentrar no debate sobre interações socioestatais, colocando novos tensionamentos para essa literatura. Com acúmulo das literaturas e teorias mobilizadas procura-se criar um ferramental analítico próprio para se analisar os casos em questão. Identifica-se um padrão de interação ambíguo entre essas ocupações e o Estado, sendo discutidos os principais elementos das trajetórias, recursos, repertórios de ação e concepções ideológicas das ocupações que levam aos eventuais encaixes e desencaixes com o poder público.
Título em inglês
Art Squats in São Paulo city centre: fits, misfits and ambiguities between Civil Society and State in governance of culture
Palavras-chave em inglês
Culture
Governance
New social movements
Socio-state interactions
Sqauts
Resumo em inglês
This work aims to discuss new forms of interaction between State and Civil Society from two case studies of art squats in São Paulo city centre, named Casa Amarela and Ouvidor 63. Broadly, we seek to discuss the proper elements of the squatters movements and specifically, to stress the features of the squats dedicated to arts and culture. Next, we advance into the problem of institutionalization as a form of debating the socio-state interaction, bringing new points of tensioning to the literature. Bringing togheter the theories and literature mobilized, we seek to create an own analytical tool set to invetigte the cases at issue. It is indetified an ambiguos pattern of interaction between the art squats and the State, wich takes to the discussion of the main element in the paths, resources, action repertotories and ideological conceptions that lead to the eventual fits and misfits between both.
 
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Data de Publicação
2021-11-05
 
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