• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1998.tde-05082022-122005
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Vitor Singer
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1998
Director
Tribunal
Albuquerque, Jose Augusto Guilhon (Presidente)
Mettenheim, Kurt Eberhart von
Pereira, Carlos Alberto de Braganca
Rodrigues Netto, Leoncio Martins
Schwartzman, Simon
Título en portugués
Identificação ideológica e voto no Brasil: o caso das eleições presidenciais de 1989 e 1994
Palabras clave en portugués
Não consta
Resumen en portugués
Este trabalho visa demonstrar que a identificação ideológica foi uma das principais preditoras do voto nas eleições de 1989 e 1994. Incorporada aos modelos internacionais de previsão eleitoral a partir da década de 80, a identificação ideológica nunca foi considerada como variável importante no Brasil. Na visão tradicional, o baixo grau de escolaridade média do eleitor brasileiro e, em conseqüência, seu baixo índice de sofisticação política, tomariam difícil a compreensão do significado das categorias esquerda e direita e o seu uso para decidir o voto. A literatura internacional, entretanto, mostra que a identificação ou sentimento ideológico consiste em uma apreensão intuitiva do modelo de competição espacial entre os partidos, mais do que em uma estruturação ideológica das opiniões por parte dos eleitores. Por isso, a maioria deles não menciona espontaneamente as categorias ideológicas ao justificar o voto. Mas, ao mesmo. tempo, é capaz de reconhecer essas categorias, se for estimulado a isso, e sabe onde situar-se na escala ( esquerda-direita ou liberal-conservador) que elas formam. O ponto do espectro em que o eleitor se coloca está, por sua vez, intimamente correlacionado à opção de voto, constituindo-se, assim, um importante preditor do mesmo . Testamos essas hipóteses nas eleições presidenciais de 1989 e 1994 a partir de surveys realizados respectivamente no Brasil e no Estado de São Paulo. Os resultados confirmaram amplamente o descrito pela literatura internacional. Ou seja, a grande maioria dos eleitores soube colocar-se na escala esquerda-direita e o posicionamento no espectro esteve fortemente associado ao voto. Comparada a outras variáveis, a identificação ideológica revelou-se uma das melhores preditoras do voto naquelas ocasiões. Tais evidências indicam que a identificação ideológica deve ser incorporada aos modelos de análise do comportamento eleitoral no Brasil como em larga medida já ocorreu em outros países.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-08-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.