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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1998.tde-05082022-122005
Document
Auteur
Nom complet
Andre Vitor Singer
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1998
Directeur
Jury
Albuquerque, Jose Augusto Guilhon (Président)
Mettenheim, Kurt Eberhart von
Pereira, Carlos Alberto de Braganca
Rodrigues Netto, Leoncio Martins
Schwartzman, Simon
Titre en portugais
Identificação ideológica e voto no Brasil: o caso das eleições presidenciais de 1989 e 1994
Mots-clés en portugais
Não consta
Resumé en portugais
Este trabalho visa demonstrar que a identificação ideológica foi uma das principais preditoras do voto nas eleições de 1989 e 1994. Incorporada aos modelos internacionais de previsão eleitoral a partir da década de 80, a identificação ideológica nunca foi considerada como variável importante no Brasil. Na visão tradicional, o baixo grau de escolaridade média do eleitor brasileiro e, em conseqüência, seu baixo índice de sofisticação política, tomariam difícil a compreensão do significado das categorias esquerda e direita e o seu uso para decidir o voto. A literatura internacional, entretanto, mostra que a identificação ou sentimento ideológico consiste em uma apreensão intuitiva do modelo de competição espacial entre os partidos, mais do que em uma estruturação ideológica das opiniões por parte dos eleitores. Por isso, a maioria deles não menciona espontaneamente as categorias ideológicas ao justificar o voto. Mas, ao mesmo. tempo, é capaz de reconhecer essas categorias, se for estimulado a isso, e sabe onde situar-se na escala ( esquerda-direita ou liberal-conservador) que elas formam. O ponto do espectro em que o eleitor se coloca está, por sua vez, intimamente correlacionado à opção de voto, constituindo-se, assim, um importante preditor do mesmo . Testamos essas hipóteses nas eleições presidenciais de 1989 e 1994 a partir de surveys realizados respectivamente no Brasil e no Estado de São Paulo. Os resultados confirmaram amplamente o descrito pela literatura internacional. Ou seja, a grande maioria dos eleitores soube colocar-se na escala esquerda-direita e o posicionamento no espectro esteve fortemente associado ao voto. Comparada a outras variáveis, a identificação ideológica revelou-se uma das melhores preditoras do voto naquelas ocasiões. Tais evidências indicam que a identificação ideológica deve ser incorporada aos modelos de análise do comportamento eleitoral no Brasil como em larga medida já ocorreu em outros países.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Not available
 
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Date de Publication
2022-08-05
 
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