• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1998.tde-05082022-122005
Document
Author
Full name
Andre Vitor Singer
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1998
Supervisor
Committee
Albuquerque, Jose Augusto Guilhon (President)
Mettenheim, Kurt Eberhart von
Pereira, Carlos Alberto de Braganca
Rodrigues Netto, Leoncio Martins
Schwartzman, Simon
Title in Portuguese
Identificação ideológica e voto no Brasil: o caso das eleições presidenciais de 1989 e 1994
Keywords in Portuguese
Não consta
Abstract in Portuguese
Este trabalho visa demonstrar que a identificação ideológica foi uma das principais preditoras do voto nas eleições de 1989 e 1994. Incorporada aos modelos internacionais de previsão eleitoral a partir da década de 80, a identificação ideológica nunca foi considerada como variável importante no Brasil. Na visão tradicional, o baixo grau de escolaridade média do eleitor brasileiro e, em conseqüência, seu baixo índice de sofisticação política, tomariam difícil a compreensão do significado das categorias esquerda e direita e o seu uso para decidir o voto. A literatura internacional, entretanto, mostra que a identificação ou sentimento ideológico consiste em uma apreensão intuitiva do modelo de competição espacial entre os partidos, mais do que em uma estruturação ideológica das opiniões por parte dos eleitores. Por isso, a maioria deles não menciona espontaneamente as categorias ideológicas ao justificar o voto. Mas, ao mesmo. tempo, é capaz de reconhecer essas categorias, se for estimulado a isso, e sabe onde situar-se na escala ( esquerda-direita ou liberal-conservador) que elas formam. O ponto do espectro em que o eleitor se coloca está, por sua vez, intimamente correlacionado à opção de voto, constituindo-se, assim, um importante preditor do mesmo . Testamos essas hipóteses nas eleições presidenciais de 1989 e 1994 a partir de surveys realizados respectivamente no Brasil e no Estado de São Paulo. Os resultados confirmaram amplamente o descrito pela literatura internacional. Ou seja, a grande maioria dos eleitores soube colocar-se na escala esquerda-direita e o posicionamento no espectro esteve fortemente associado ao voto. Comparada a outras variáveis, a identificação ideológica revelou-se uma das melhores preditoras do voto naquelas ocasiões. Tais evidências indicam que a identificação ideológica deve ser incorporada aos modelos de análise do comportamento eleitoral no Brasil como em larga medida já ocorreu em outros países.
Title in English
Not available
Keywords in English
Not available
Abstract in English
Not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2022-08-05
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.