• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.76.1997.tde-15032007-102153
Documento
Autor
Nome completo
Henrique Jota de Paula Freire
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1997
Orientador
Banca examinadora
Panepucci, Horacio Carlos (Presidente)
Moura Junior, Lincoln de Assis
Slaets, Jan Frans Willem
Título em português
Proposta de um sistema de banco de dados para tomografia por ressonância magnética nuclear
Palavras-chave em português
Banco de dados
Ressonância magnética
Tomografia
Resumo em português
Este trabalho é uma proposta e uma implementação de um sistema de banco de dados para ser utilizado no armazenamento e gerenciamento dos dados resultantes da operação de tomógrafos de ressonância magnética nuclear. O objetivo é obter tecnologia na área de sistemas de arquivamento e comunicação de imagens médicas. O trabalho insere-se em um esforço maior do grupo de ressonância do IFSC/USP-São Carlos na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na área de imagens por ressônancia magnética. A motivação para a utilização de sistemas digitais de bancos de dados para o armazenamento e gerenciamento de imagens médicas é o crescente aumento do volume gerado deste tipo de imagem nas instalações médicas. Quando comparado com o sistema de armazenamento tradicional, baseado em filmes, os sistemas digitais prometem ser mais seguros, eficientes e eficazes, além de proporcionar novas possibilidades na área de diagnóstico médico. Os principais resultados do trabalho são um modelo de dados conceitual elaborado com o modelo Entidade-relacionamento Estendido; um modelo de implementação relacional; e um sistema de banco de dados desenvolvido para uma plataforma computacional baseada em microcomputador e sistema operacional da família Windows. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho é baseada em conceitos básicos da disciplina de engenharia de programação. O sistema de banco de dados foi desenvolvido utilizando um sistema de gerenciamento de banco de dados comercial, o Microsoft Acess Versão 2.0. O trabalho também apresenta o padrão industrial DICOM 3,0 e destaca as partes que são específicas para a modalidade de imagens médicas por ressonância magnética e que foram implementadas neste trabalho.
Título em inglês
Proposal of a database system for magnetic resonance imaging
Palavras-chave em inglês
Database
Magnetic resonance
Tomography
Resumo em inglês
This work is a proposal and an implementation of a database system for archiving and management of data related to the operation of magnetic resonance imaging systems. The objective is to acquire technology in the area of medical image archiving and communication systems. This work is part of a broader effort of the IFSC/USP-São Carlos magnetic resonance group in the research and development of technologies in the area of magnetic resonance imaging. The reason for using digital database systems to archive and manage medical images is the growing volume of this kind of images in medical institutions. When compared to the traditional film based archiving systems, digital systems claim to be more secure, efficient and effective, besides giving place to new possibilities in medical diagnoses. The main results of this work are: a conceptual data model built with the Enhanced Entity-relationship model; a relational implementation model; and a database system to run in a PC-Windows computational platform and operational system. The methodology used throughout the development of this work is based on some basic concepts of the software engineering discipline. The database system was developed using a commercial database management system, the Microsoft® Access® Version 2.0. This work also presents the industrial standard DICOM 3.0 and highlights those parts that are specific for the magnetic resonance imaging modality and were implemented in this work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
freire-dis.pdf (3.47 Mbytes)
Data de Publicação
2007-03-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.