• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2022.tde-24052022-155956
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eduarda Vizotto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Arroio, Agnaldo
Soares, Elane Chaveiro
 
Título em português
Cursos de formação continuada em espaços não formais de educação: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores de ciências da natureza
Palavras-chave em português
ciências da natureza
espaços não formais de educação
formação de professores
modelo de Kirkpatrick
química
Resumo em português
Pesquisas atuais apontam intervenções positivas dos espaços não formais de educação no desenvolvimento profissional de professores. Nessa perspectiva, este trabalho pretende fortalecer os estudos que envolvem a avaliação de programas de formação continuada em espaços não formais de educação, por meio da análise de seis monografias de professores de Ciências da Natureza, produzidas no âmbito de um Curso de Especialização, oferecido no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), entre 2016 e 2018. Para tanto, inicialmente foram identificados indícios de autoria dos professores em frases do texto de suas monografias, as quais foram analisadas, de acordo com uma adaptação dos quatro níveis de avaliação do Modelo de Kirkpatrick. As análises revelam que o Curso de Especialização favoreceu uma reação positiva desses professores com relação ao mesmo, proporcionou uma performance do professor em contexto de sala de aula que refletisse conhecimentos abordados na formação, o que permitiu um impacto positivo na aquisição de conhecimento dos educandos envolvidos na prática docente em cinco das seis monografias estudadas.
 
Título em inglês
Continuing education courses in non-formal education spaces: contributions to the professional development of natural science teachers
Palavras-chave em inglês
chemistry
Kirkpatrick model
natural sciences
non-formal education spaces
teacher training
Resumo em inglês
Current research indicates positive interventions of non-formal education spaces in teachers professional development. In this perspective, this work intends to strengthen studies that involve the evaluation of continuing education programs in non-formal education spaces, by means of the analysis of six term papers from Natural Science teachers, produced within the scope of a specialization course, offered in the Center for Scientific and Cultural Dissemination of the University of São Paulo (CDCC/USP), between 2016 and 2018. Therefore, evidence of authorship by the participant teachers was initially identified in sentences in their term paper texts, which were analyzed according to an adaptation of the four evaluation levels of the Kirkpatrick Model The analyzes reveal that the specialization course favored a positive reaction from these teachers towards it, provided a teacher performance in the classroom context that reflected knowledge covered in the training, which allowed a positive impact on the acquisition of knowledge by students involved in the teachers teaching practice in five out of six term papers studied.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.