• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2022.tde-24052022-155956
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Eduarda Vizotto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Arroio, Agnaldo
Soares, Elane Chaveiro
Título en portugués
Cursos de formação continuada em espaços não formais de educação: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores de ciências da natureza
Palabras clave en portugués
ciências da natureza
espaços não formais de educação
formação de professores
modelo de Kirkpatrick
química
Resumen en portugués
Pesquisas atuais apontam intervenções positivas dos espaços não formais de educação no desenvolvimento profissional de professores. Nessa perspectiva, este trabalho pretende fortalecer os estudos que envolvem a avaliação de programas de formação continuada em espaços não formais de educação, por meio da análise de seis monografias de professores de Ciências da Natureza, produzidas no âmbito de um Curso de Especialização, oferecido no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), entre 2016 e 2018. Para tanto, inicialmente foram identificados indícios de autoria dos professores em frases do texto de suas monografias, as quais foram analisadas, de acordo com uma adaptação dos quatro níveis de avaliação do Modelo de Kirkpatrick. As análises revelam que o Curso de Especialização favoreceu uma reação positiva desses professores com relação ao mesmo, proporcionou uma performance do professor em contexto de sala de aula que refletisse conhecimentos abordados na formação, o que permitiu um impacto positivo na aquisição de conhecimento dos educandos envolvidos na prática docente em cinco das seis monografias estudadas.
Título en inglés
Continuing education courses in non-formal education spaces: contributions to the professional development of natural science teachers
Palabras clave en inglés
chemistry
Kirkpatrick model
natural sciences
non-formal education spaces
teacher training
Resumen en inglés
Current research indicates positive interventions of non-formal education spaces in teachers professional development. In this perspective, this work intends to strengthen studies that involve the evaluation of continuing education programs in non-formal education spaces, by means of the analysis of six term papers from Natural Science teachers, produced within the scope of a specialization course, offered in the Center for Scientific and Cultural Dissemination of the University of São Paulo (CDCC/USP), between 2016 and 2018. Therefore, evidence of authorship by the participant teachers was initially identified in sentences in their term paper texts, which were analyzed according to an adaptation of the four evaluation levels of the Kirkpatrick Model The analyzes reveal that the specialization course favored a positive reaction from these teachers towards it, provided a teacher performance in the classroom context that reflected knowledge covered in the training, which allowed a positive impact on the acquisition of knowledge by students involved in the teachers teaching practice in five out of six term papers studied.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.