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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.75.2021.tde-23022022-091820
Documento
Autor
Nome completo
Israel Rosalino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Kasseboehmer, Ana Claudia (Presidente)
Andrade, Joana de Jesus de
Antunes, Ettore Paredes
Mori, Rafael Cava
Pierson, Alice Helena Campos
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante
Título em português
Estudo da contribuição de uma exposição virtual museal de química para a formação do espírito científico
Palavras-chave em português
ensino de Química
ensino não-formal
Gaston Bachelard
museu virtual
perfil epistemológico
Resumo em português
Divulgar Ciência não é um processo simples, uma vez que a comunicação científica passa pela necessidade de uma readequação da linguagem e da imagem perante a sociedade. Dentre as áreas científicas, uma das mais relegadas em popularização é a Química, pois sua caracterização é bastante negativa devido a uma associação prévia de periculosidade. Em geral a Química é mais discutida em ambientes formais de ensino, como escolas e universidades, mas dificilmente alcança ambientes não-formas de ensino, como museus de ciências e as plataformas virtuais. Nesse contexto, é importante desenvolver um estudo que auxilie compreender as bases de como o conhecimento científico em torno da Química é fundamentado. Em outras palavras, é necessário estudar como se dá a formação do espírito científico. Uma estratégia para isso é a construção do chamado perfil epistemológico, o qual se baseia na categorização de uma noção científica com o uso de zonas filosóficas históricas. Dessa forma, nesse trabalho, foi desenvolvido um estudo com bases na teoria de Gaston Bachelard, tendo como objetivo, determinar se uma exposição museal virtual de Química, contribui com a formação do espírito científico em seus visitantes. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário escalonado e uma entrevista semiestruturada, ambos embasados na filosofia bachelardiana, visando a construção de um perfil epistemológico para categorizar as noções científicas dos respondentes que visitaram exposição virtual. No total foram coletados 117 questionários e entrevistadas 13 pessoas, contemplando público geral, graduandos de Química e graduandos de cursos diversos. Com a coleta e a análise de dados foi possível observar indícios de ruptura com o pensamento realista nas respostas dos visitantes, formando uma categorização mais concentrada em torno do chamado racionalismo aplicado, uma vez que ocorreu o desapego com a ideia universalizada do que é Ciência. Esse fato contribui para a interpretação de existem reais indícios de formação do espírito científico após uma visitação à exposição museal virtual de Química.
Título em inglês
Study of the contribution of a virtual museum exhibition of chemistry to the formation of the scientific mind
Palavras-chave em inglês
chemistry teaching
epistemic profile
Gaston Bachelard
non-formal teaching
virtual museum
Resumo em inglês
Disseminating Science is not a simple process, since scientific communication involves the need for a readjustment of language and image in society. Among the scientific areas, one of the most relegated in popularization is Chemistry, as its characterization is quite negative due to a previous association of dangerousness. In general, Chemistry is more discussed in formal teaching environments, such as schools and universities, but it hardly reaches non-formal teaching environments, such as science museums and virtual platforms. In this context, it is important to develop a study that helps to understand the bases of how scientific knowledge around Chemistry is based. In other words, it is necessary to study how the scientific spirit is formed. One strategy for this is the construction of the so-called epistemological profile, which is based on the categorization of a scientific notion using historical philosophical zones. Thus, in this work, a study based on the theory of Gaston Bachelard was developed, aiming to determine if a virtual museum exhibition of Chemistry contributes to the formation of the scientific spirit in its visitors. For data collection, a scaled questionnaire and a semi-structured interview were elaborated, both based on Bachelardian philosophy, aiming at the construction of an epistemological profile to categorize the scientific notions of the respondents who visited the virtual exhibition. In total, 117 questionnaires were collected and 13 people were interviewed, covering the general public, Chemistry undergraduates and undergraduates from various courses. With the collection and analysis of data, it was possible to observe signs of a break with realistic thinking in the visitors' responses, forming a more concentrated categorization around the so-called applied rationalism, since there was detachment from the universalized idea of what Science is. This fact contributes to the interpretation that there are real indications of the formation of the scientific spirit after visiting the virtual museum exhibition of Chemistry.
 
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Data de Publicação
2022-03-03
 
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