Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.75.2023.tde-22032023-103722
Documento
Autor
Nome completo
Renata Torres Mattos Paschoalino de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Kasseboehmer, Ana Claudia (Presidente)
Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Jacobovitz, Daniela Maria Lemos Barbato
Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Porto, Maria das Graças Cleophas
Título em português
Necessidades psicológicas básicas em um escape room digital de química: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação
Palavras-chave em português
ensino médio
ensino superior
escape room digital
motivação intrínseca
necessidades psicológicas básicas
Resumo em português
Novas estratégias de ensino vêm sendo definidas e estudadas como tentativas de atrair e motivar estudantes no aprendizado de Química. Esta disciplina é reportada como uma ciência que não apresenta muito interesse pelos estudantes do ensino médio. Por esse motivo, esta pesquisa buscou contribuir para a área de ensino de Química, com uma atividade de escape room digital inédita e estudo sobre seu impacto na motivação intrínseca e satisfação das necessidades psicológicas de alunos de ensino médio e primeiros anos do ensino superior. Para isso, foi utilizada a Teoria da Autodeterminação, que afirma que os seres humanos dispõem de necessidades psicológicas básicas de competência, autonomia e relacionamento que, quando satisfeitas pelo ambiente e pelos relacionamentos, são capazes de experimentar a motivação intrínseca. Foram utilizados três instrumentos quantitativos (CMQ-II, IMI e QNPBQ) que foram adaptados e seus dados validados estatisticamente para o contexto brasileiro e do escape room. Também foram realizadas entrevistas com 10 estudantes participantes da intervenção. No total, foram coletadas 172 respostas dos estudantes que participaram do escape room digital que responderam os 3 questionários. Em relação a motivação observada pela disciplina de Química, a amostra estudada apresentou valores médios para motivação em todos os fatores. Já no contexto da atividade, a satisfação das necessidades psicológicas básicas e a motivação intrínseca mostrou-se com uma mediana superior, se for comparado com a motivação pela disciplina. Esta pesquisa buscou evidências de que esse tipo de atividade poderia motivar estudantes no aprendizado de química, e o produto apontou aspectos positivos para essa busca. Os resultados indicam que a atividade descrita neste trabalho tem grande potencial para promover engajamento e motivação dos estudantes em aulas de química.
Título em inglês
Basic psychological needs in a digital Chemistry escape room: a Self-Determination Theory perspective
Palavras-chave em inglês
basic psychological needs
college
digital escape room
high school
intrinsic motivation
Resumo em inglês
New teaching strategies have been defined and studied as attempts to attract and motivate students to learn chemistry. This discipline is reported as a science that is not very interesting for high school students. For this reason, this research sought to contribute to the area of chemistry teaching, with an unprecedented digital escape room activity and a study on its impact on the intrinsic motivation and satisfaction of the psychological needs of high school students and the first years of higher education. For this, the Theory of Self-Determination was used, which states that human beings have basic psychological needs - competence, autonomy and relationship - which, when satisfied by the environment and relationships, can experience intrinsic motivation. Three quantitative instruments were used (CMQ-II, IMI and QNPQ) that were adapted, and their data statistically validated for the Brazilian and escape room contexts. Interviews were also conducted with 10 students participating in the intervention. In total, 172 responses were collected from students who participated in the digital escape room and answered the 3 questionnaires. Regarding the motivation observed by the Chemistry discipline, the studied sample presented average values for motivation in all factors. In the context of the game, the satisfaction of basic psychological needs and intrinsic motivation showed a higher average, if compared with the motivation for the discipline. This research looked for evidence that this type of activity could motivate students to learn chemistry, and the product pointed out positive aspects for this search. The results indicate that the activity described in this work has great potential to promote student engagement and motivation in chemistry classes.
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Data de Publicação
2023-03-23