• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2019.tde-20052020-155817
Document
Auteur
Nom complet
Robson Santos da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2019
Directeur
Jury
Kasseboehmer, Ana Claudia (Président)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Bossolan, Nelma Regina Segnini
Ferreira, Luiz Henrique
Titre en portugais
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
Mots-clés en portugais
alfabetização científica
ensino de Química.
ensino investigativo
laboratório investigativo
Resumé en portugais
Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.
Titre en anglais
Study investigative method as a resource for scientific literacy in chemistry for elementary school students II
Mots-clés en anglais
Chemestry teaching
investigative laboratory
investigative teaching
scientific literacy
Resumé en anglais
This project focused on research the use of practical classes, using the investigative method in search of scientific literacy of elementary school students II. As theoretical reference were used the works of Lucia Helena Sasseron and Ana Maria Pessoa de Carvalho, whose research is focused on the Scientific Literacy of elementary school students. Investigative activities were proposed in the chemistry laboratory as a data collection instrument with 9th grade students from the private elementary school in the city of Descalvado. With this, it was possible to observe the potential that the investigative activities have in the promotion of Scientific Literacy for 9th grade students helping in the insertion of these students in a society where the ability to reflect on daily problems is constantly required.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-05-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.