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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.75.2016.tde-13122016-093237
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Lino Teodoro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Kasseboehmer, Ana Claudia
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Sousa
Maximiano, Flavio Antonio
Pipitone, Maria Angelica Penatti
Título em português
Aprendizagem em grupos cooperativos e colaborativos: investigação no ensino superior de química
Palavras-chave em português
Ensino Superior
Interações Discursivas
Jigsaw
PLTL
Química
Resumo em português
Considerando a complexidade e a importância da discussão sobre atividades didáticas apoiadas em discussões em grupo, esta tese descreve atividades cooperativas (formato jigsaw) e colaborativas (formato Peer-Led Team Learning) realizadas no Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. As atividades cooperativas foram aplicadas nas disciplinas Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I e Introdução à Química e as atividades colaborativas nas disciplinas Introdução à Química e Cinética Química. A dinâmica das interações discursivas estabelecidas entre os alunos nos grupos cooperativos e colaborativos foi investigada com base no Modelo Analítico proposto por Kumpulainen e Mutanen, a partir da análise das seguintes dimensões: funções da fala, processamento cognitivo e processamento social. Nessa perspectiva, foi estudada a influência do grau de estruturação das atividades e a natureza específica das disciplinas na dinâmica das interações discursivas. Nos grupos cooperativos as características peculiares dos conteúdos ministrados nas duas disciplinas direcionam a forma como os alunos usam as funções de fala, o que influencia diretamente a segunda e a terceira dimensão de análise. Nestas dimensões o processamento social predominante foi do tipo colaborativo e o processamento cognitivo predominante foi do tipo rotineiro. Nos grupos colaborativos ficou evidenciado que, independentemente da natureza das duas disciplinas, o uso das funções de fala foi bastante semelhante. Entretanto, o mesmo não ocorre para as demais dimensões. No que se refere ao processamento cognitivo, este apresentou principalmente característica rotineira, embora com considerável contribuição do tipo off-task, que atrapalhou as ações de alguns grupos. Este contexto foi corroborado pelos resultados encontrados para o processamento social, que apresentou características individualistas em todos os grupos. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de adaptação de ambos os tipos de atividades a distintas disciplinas do Curso, assim como destacam ressalvas e oferecem sugestões quanto à aplicação das mesmas no Ensino Superior de Química.
Título em inglês
Discursive Interactions in Cooperative and Collaborative Groups: Research in Higher Education in Chemistry
Palavras-chave em inglês
Chemistry
Discursive interactions
Higher Education
Jigsaw
PLTL
Resumo em inglês
Considering the complexity and the importance of discussing teaching activities in group discussions, this thesis describes cooperative (jigsaw) and collaborative activities (Peer-Led Team Learning) carried out in the BSc degree in Chemistry at the Institute of Chemistry of São Carlos, the University of São Paulo, Brazil. The cooperative activities were used in the courses Communication and Expression in Scientific Language I and Introduction to Chemistry. The collaborative activities were used in the courses Introduction to Chemistry and Chemical Kinetics. The dynamics of discursive interactions established among students in the cooperative and collaborative groups was investigated based on the Analytical Model proposed by Kumpulainen and Mutanen, by analysing the following: functions of speech, cognitive processing and social processing. In this perspective, the influence of the level of structure of the activities was studied and the specific nature of the subjects in the dynamics of discursive interactions. In cooperative groups, the particular characteristics of the content taught in both courses show how students use functions of speech, which directly influence the second and third dimension of analysis. In these dimensions, the prevailing social process was collaborative and the predominant cognitive processing was routine. In collaborative groups, it was clear that regardless of the nature of the two courses, using functions of speech was quite similar. However, this is not true for the other dimensions. Regarding cognitive processing, it mainly showed the routine characteristic, although considerably contributing to off-task, which impaired some groups' actions. This context was corroborated by the results found for social processing, which showed individualist characteristics in all groups. The results obtained point to the possibility of adapting both types of activities in different courses on the Program, as well as highlighting exceptions and offering suggestions concerning using them in Higher Education Chemistry courses.
 
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Data de Publicação
2016-12-16
 
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