• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2022.tde-13122022-105919
Documento
Autor
Nome completo
Kerlyn Karolyne Melo Hiraga
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Curvelo, Antonio Aprigio da Silva (Presidente)
Andrade, Joana de Jesus de
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Título em português
Aprendizagem significativa na disciplina introdutória de Química Orgânica: um estudo de caso
Palavras-chave em português
análise conceitual
ensino de Química
ensino superior
grafos
método de mapeamento de conceitos
Química Orgânica
Resumo em português
A Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos de carbono. Ela apresenta uma grande variedade de compostos, versatilidade de aplicações e por consequência está presente em diferentes espaços formativos. Porém, em contraste com sua alta relevância, o que se tem observado na disciplina de Química Orgânica são os baixos rendimentos estudantis e as altas taxas de reprovação. Através destas observações fomos conduzidos a uma indagação: como estaria ocorrendo a formação dos profissionais que poderão futuramente representar essa área de conhecimento da Química? Mediante tal problemática é que se definiu os objetivos a serem investigados nesta pesquisa. Assim sendo, a partir de um estudo de caso com embasamento teórico na teoria da Aprendizagem Significativa objetivou-se realizar um mapeamento curricular conceitual da disciplina de Química Orgânica I do curso de Bacharelado em Química do IQSC-USP entre os anos de 2015 a 2019, com o intuito de embasar o desenvolvimento de uma ferramenta diagnóstica conceitual capaz de investigar tanto os tópicos conceituais nos quais os estudantes apresentaram dificuldades, como os impactos destas dificuldades na aprendizagem da disciplina. A ferramenta proposta apresentou potencial como orientadora na tomada de decisões docente no processo de ensino - aprendizagem, auxiliando desta forma, não só o professor mas também os estudantes na construção significativa de conhecimentos. Por fim, através das análises realizadas os conceitos de Mecânica Quântica: Orbitais Atômicos e Orbitais Moleculares, Regra do Octeto, Representações Estruturais e Ácidos e Bases, destacaram-se como conceitos essenciais a aprendizagem da disciplina de Química Orgânica.
Título em inglês
Meaningful learning in the introductory course of Organic Chemistry: a case study
Palavras-chave em inglês
Chemistry teaching
conceptual analysis
graph
higher education
method of mapping concepts
Organic Chemistry
Resumo em inglês
Organic Chemistry is the part of chemistry that studies carbon compounds. It presents a wide variety of compounds, versatility of applications and consequently is present in different formative spaces. However, in contrast to its high relevance, what has been observed in the discipline of Organic Chemistry are low student income and high failure rates. Through these observations we were led to an inquiry: how would the training of professionals who may in the future represent this knowledge area of chemistry be taking place? Through this problem, the objectives to be investigated in this research were defined. Thus, based on a case study with theoretical basis in the theory of Significant Learning, the objective was to perform a conceptual curricular mapping of the discipline of Organic Chemistry I of the Bachelor's degree in Chemistry course at IQSC-USP between the years 2015 to 2019, in order to support the development of a conceptual diagnostic tool capable of investigating both the conceptual topics in which students presented difficulties, impacts of these difficulties on learning the discipline. The proposed tool presented potential as a guide in teacher decision-making in the teaching-learning process, thus assisting not only the teacher but also the students in the significant construction of knowledge. Finally, through the analyses performed the concepts of Quantum Mechanics: Atomic and Orbital Molecular, Octet Rule, Structural and Acid Representations and Bases, the essential concepts of learning the discipline of Organic Chemistry stood out as essential concepts.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.