• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2006.tde-04062007-104449
Documento
Autor
Nome completo
Leticia Borges Gomes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Assaf, Elisabete Moreira (Presidente)
Lima Neto, Benedito dos Santos
Neves Junior, Newton Pimenta
Título em português
"Desenvolvimento de catalisadores de rutênio suportado em CeO2/Al2O3 para a reação de reforma a vapor e oxidativa de etanol"
Palavras-chave em português
catalisadores de rutênio
Resumo em português
Visando a produção de hidrogênio, como uma fonte renovável de energia, estudaram-se as reações de reforma a vapor e oxidativa do etanol sobre catalisadores de Ru/CeO2-Al2O3. Foi verificado o efeito do suporte e das interações metal/suporte sobre a atividade e seletividade para as reações. Os suportes e catalisadores foram caracterizados por fisissorção de nitrogênio pelo método B.E.T., para avaliar as áreas superficiais específicas, espectroscopia dispersiva de raios-X (EDX), para determinar a distribuição qualitativa da fase metálica sobre os suportes, difração de raios-X (DRX), para identificação das fases óxidas, espectroscopia na região do ultra-violeta e do visível (UV-vis NIR), para avaliar as transições eletrônicas presentes no material, e redução a temperatura programada (RTP), para avaliação do comportamento de redução e das fases redutíveis. Através dos ensaios catalíticos, pode-se verificar que todos os catalisadores foram ativos para ambas as reações de reforma, sob as temperaturas de 400, 600 e 700ºC, onde a conversão do etanol aumentou com o aumento da temperatura e com o aumento da adição de CeO2 ao suporte catalítico. O catalisador 3%Ru/CeO2 foi o mais ativo frente a reação de reforma a vapor e o 3%Ru/25%CeO2-Al2O3 o catalisador mais ativo para a reação de reforma oxidativa do etanol. A maior seletividade para H2 foi obtida a 600ºC para ambas as reações de reforma, com exceção dos catalisadores 3%Ru/20%CeO2-Al2O3, que foi mais seletivo a 700ºC para a reforma a vapor, e 3%Ru/CeO2, que foi mais seletivo a 400ºC para a reforma oxidativa.
Título em inglês
"CeO2/Al2O3-supported ruthenium catalysts for the steam and oxidative reforming of ethanol"
Palavras-chave em inglês
CeO2/Al2O3 support
ethanol reforming
ruthenium catalyst
Resumo em inglês
Aiming at hydrogen production, as a source of renewable energy, Ru/CeO2-Al2O3 catalysts were studied in ethanol steam reform and ethanol oxidative reforming. The effect of the support and metal/support interaction was verified on the activity and selectivity of the reactions. The supports and catalysts were characterized by x-rays dispersive spectroscopy (XDS), to verify the qualitative distribution of the metallic phase on the supports, x-rays diffraction (XRD), for identification of the crystalline oxide phases, spectroscopy in the region of the ultraviolet and the visible (UV-vis NIR), to evaluate the electronic transitions present in the material, and temperature programmed reduction (TPR), for evaluation of the reductive phases. According to the catalytic tests, all catalysts were active for both reactions under the temperatures of 400, 600 and 700ºC, where the ethanol conversion increased together with the increase of the temperature and, with the addition of CeO2 to the catalytic support. The 3%Ru/CeO2 catalyst was the most active for ethanol steam reforming and the 3%Ru/25%CeO2-Al2O3 catalyst was the most active for ethanol oxidative reforming. The higher selectivity for H2 occurred at 600ºC for both reactions, excluding the 3%Ru/20%CeO2-Al2O3 catalyst, which was more selective at 700ºC for steam reforming, and the 3%Ru/CeO2 catalyst, which was more selective for the oxidative reforming at 400ºC.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LeticiaBorgesGomes.PDF (861.31 Kbytes)
Data de Publicação
2007-06-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.