• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.74.2021.tde-23112021-123624
Documento
Autor
Nombre completo
Priscila Elaine Leite Chicaglione
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Pirassununga, 2021
Director
Tribunal
Freire, Maria Teresa de Alvarenga (Presidente)
Guimarães, Judite das Graças Lapa
Lima, Cesar Goncalves de
Sousa, Maria Mislene Rosado de
Título en portugués
Estudo da percepção de tutores relativa a embalagens como ferramenta para inovação no setor pet food
Palabras clave en portugués
Embalagens pet food
Inovação
Listagem livre
Perfil do consumidor
Resumen en portugués
Compreender a tomada de decisão de compra do consumidor é muito importante para ações eficazes em desenvolvimento de produtos e assim torná-los destaque nas prateleiras dos pontos de vendas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores de relevância para as escolhas de produtos pelos tutores de cães e gatos no ato da compra de alimentos para pet, tendo a embalagem como o objeto central para a análise. Para tanto empregou-se o método sensorial listagem livre. Aplicou-se um questionário online para 1044 tutores de animais de estimação (cães e gatos) sendo 1024 com respostas válidas, de forma que cada participante listasse atributos da embalagem de alimentos, que considerasse importantes conforme seus sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. A análise de índice de Saliência de Smith das categorias, mostrou que os tutores dão grande importância para a composição nutricional do produto. Em seguida, destacam a importância dos ingredientes, exceto para tutores de gatos que consideraram relevante a categoria abertura e fechamento ou lacre da embalagem. Na análise do índice da Saliência Cognitiva que representa a percepção, memória e conhecimento do tutor, a categoria composição nutricional apresentou maior índice. A Saliência Individual de Smith indica as categorias mais relevantes, as que vem em primeiro lugar na mente do consumidor e analisando os resultados deste índice, de todas as categorias citadas por tutores de cães, todas as categorias são relevantes; para tutores de gatos, a especificidade do animal não é o mais importante para eles; assim como para os tutores que possuem ambos os animais, o peso / tamanho do pacote; e imagens / desenhos também não são o que primeiro lhes vem à mente. A análise de agrupamento utilizando o método hierárquico foi aplicada para a frequência das categorias citadas pelos tutores e outra análise aplicada para os índices de Saliência Individual de Smith, e foram gerados para cada análise três grupos. Na análise Grupo utilizando os índices da Saliência Individual de Smith, aplicando o teste do Qui-Quadrado, foi encontrada diferença significativa a nível de 5% nas frequências do estado civil. Pode-se inferir que com os resultados obtidos nesta pesquisa, que os consumidores priorizam informações da embalagem tendo a composição nutricional como principal categoria, seguido de ingredientes para os tutores de cães e de cães e gatos, e abertura e fechamento ou lacre para os tutores de gatos. A composição nutricional por ser a categoria mais citada pelos tutores mostra a preocupação com a saudabilidade que também se manifesta em alimentos para humanos. Esta pesquisa foi exploratória tendo em vista a pouca disponibilidade de publicações científicas para avaliação de embalagens para cães e gatos, porém, os resultados alcançados indicam que a técnica de listagem livre poderá ser empregada e colaborar no desenvolvimento e inovação em embalagens para alimentos para cães e gatos, e associada a outras técnicas poderão trazer grande contribuição para as empresas do setor para tomada de decisões.
Título en inglés
Study of tutor´s perception regarding packaging as an innovation tool in the food sector pet food
Palabras clave en inglés
Consumer profile
Free listing
Innovation
Pet food packaging
Resumen en inglés
Understanding the consumer's purchase decision is very important for effective actions in the product development and thus make them stand out on the shelves of the points of sale. In this sense, the objective of this research is to identify the more relevant factors for the choice of products by dog and cat guardians in purchasing pet food, with packaging as the central object for analysis. For that, the sensory method by free listing was used. An online questionnaire was applied to 1044 pet owners (dogs and cats) as a result 1024 valid answers, each one appointed attributes in the food packaging they considered more important according to their feelings, thoughts, desires and needs. The Smith Salience Index analysis of the categories evidenced that tutors see great importance to the nutritional composition of pet food. So, they highlight the importance of the ingredients. At this category cats tutors are an exception because they considered the opening and closing or sealing system of packing more relevant. The Cognitive Salience Index presents the tutor's perception, memory and knowledge, and the nutritional composition category had the highest index. Individual Smith's Salience indicates the most relevant categories, the ones that come first in the consumer's mind and analyzing the results of this index, of all categories cited by dog owners, all categories are relevant; for cat owners, animal specificity is not the most important to them; as well as for guardians who own both animals, the weight / size of the pack; and images/drawings are not what comes to mind first either. Hierarchical cluster analysis was applied to the frequency of categories cited by tutors and another analysis applied to Individual Smith's Salience index, and three groups were generated for each analysis. In the Group analysis using Individual Smith's Salience index, applying the Chi-Square test, a significant difference was found at the level of 5% in the frequencies of marital status. It can be inferred that with the results obtained in this research, that consumers prioritize packaging information having the nutritional composition as the main category, followed by ingredients for the dog and cat and dog guardians, and opening and closing or sealing for the guardians of cats. The nutritional composition, being the category, most cited by tutors, shows the concern with healthiness that is also manifested in food for humans. This research was exploratory in view of the limited availability of scientific publications for the evaluation of packaging for dogs and cats, however, the results achieved indicate that the free listing technique can be used and collaborate in the development and innovation in packaging for dog and cat food, and associated with other techniques may bring great contribution to companies in the sector for decision-making.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ME10105019COR.pdf (2.33 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-11-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.