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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.74.2021.tde-18022022-151056
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Fernanda Baptiston
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Pirassununga, 2021
Orientador
Banca examinadora
Carrer, Celso da Costa (Presidente)
Bispo, Carlos Alberto Ferreira
Ribeiro, Paulo Marcelo Tavares
Título em português
Ambientes de inovação para a geração de startups do sistema agroalimentar: estudo de caso no âmbito ibero-americano
Palavras-chave em português
Agronegócio
Empreendedorismo
Incubadoras
Inovação
Parques científicos e tecnológicos
Resumo em português
A produção de alimentos no mundo passa por transformações importantes, resultando em novo conceito que é chamado agronegócio 4.0. Devido a fatores como o crescimento populacional, expansão urbana e redução das áreas agricultáveis, tornou-se preciso produzir mais, para atender a demanda alimentar agregada. Estes fatores, aliados às pressões ambientais, além de consumidores exigentes e hiper conectados, estão revolucionando o agronegócio no planeta. Para tanto, são empregados sistemas tecnológicos como IoT, drones, aplicativos, plataformas de marketplace e algoritmos. Todas essas soluções são desenvolvidas por atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas para o segmento. Por sua vez, os empreendedores passam por diversos ciclos desde a ideação ao produto escalável até a comercialização. Estes projetos inovadores só prosperam pelo acesso aos recursos necessários. Para dar suporte a essas novas empresas inovadoras foram criados ambientes de inovação que auxiliam em seu nascimento e desenvolvimento. Estes ofertam espaços propícios para o desenvolvimento de negócios, por intermédio de mentorias, networking, sistemas de captação de recursos financeiros, laboratórios de validação de produtos. Podem estar dentro de Universidades com a necessária aproximação de pesquisadores ou no setor privado, com a participação de empresas líderes que praticam a inovação aberta (Open Innovation). Dessa forma, o presente estudo buscou identificar quais são os fatores resultantes no sucesso da formação das startups, bem como as boas práticas de incubação dentro de ambientes de inovação situados em estudo de caso no âmbito ibero-americano (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Portugal). Para isto, realizou-se uma pesquisa exploratória, baseada em dados secundários e qualitativos que foram previamente publicados no FINOVAGRO-2020. Tais dados foram transcritos e analisados por sistematização analítica e criteriosa das informações que foram observadas. Verificou-se que, fatores como políticas públicas que fomentam a criação de parques de ciência e tecnologia, incubadoras e aceleradoras são fundamentais para estes ambientes de inovação estratégicos e que possuem alto custo de implantação. Notou-se também, que é preciso que o setor agroalimentar esteja voltado para o mercado, ou seja, identificando as demandas de mercado, nichos e até mesmo, oportunidades de exportação. No que tange o relacionamento entre Empresa-Universidade-Estado, é preciso que dentro dos comitês haja respeito, flexibilidade e uma cultura voltada ao empreendedorismo acadêmico, de modo que, docentes e alunos, entendam a importância do relacionamento com o setor empresarial. Este por sua vez, precisa compreender a dinâmica que ocorre dentro da Universidade. É ainda importante, que os comitês que promovem esta interação, possuam dinamismo de atuação, para que assim consigam obter êxito. Quanto ao papel dos marcos regulatórios que regulam a relação Universidade-Empresa, estes se mostraram muito relevantes, principalmente no contexto de atuação em incubadoras públicas. Como uma das conclusões do trabalho, é imprescindível o fomento ao empreendedorismo inovador e capacitação de docentes para que estes passem a considerar também as pesquisas aplicadas voltadas a solução de problemas do setor produtivo e industrial.
Título em inglês
Innovation environments for the generation of agrifood system startups: a case study in the Ibero-American context
Palavras-chave em inglês
Agribusiness
Entrepreneurship
Incubators
Innovation
Science and technology parks
Resumo em inglês
Food production in the world is undergoing important transformations, resulting in what is called agribusiness 4.0. Due to factors such as population growth, urban expansion and reduction of arable areas, it became necessary to produce more to meet the aggregate food demand. These factors, combined with environmental pressures, in addition to demanding and hyper-connected consumers, are revolutionizing agribusiness on the planet. Therefore, technological systems such as IoT, drones, applications, marketplace platforms and algorithms are used. All these solutions are developed through research, development and innovation activities aimed at the segment. In turn, entrepreneurs go through several cycles from ideation to scalable product to commercialization. These innovative projects only thrive on access to the necessary resources. To support these innovative companies, there are innovation environments. These offer a favorable environment for business development, through mentoring, networking, fundraising systems, product validation laboratories. They can be within Universities with the necessary approach of researchers or in the private sector, with the participation of leading companies that practice open innovation (Open Innovation). Thus, this study sought to identify the factors resulting in the success of the formation of startups, as well as good incubation practices within innovation environments located in the Ibero-American region (Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Spain and Portugal). For this, an exploratory research was carried out, using secondary and qualitative data that were previously published in FINOVAGRO-2020. Such data were transcribed and analyzed by analytical and careful systematization of the information that was observed. It was found that factors such as public policies that encourage the creation of science and technology parks, incubators and accelerators are fundamental, as these are strategic innovation environments, but which have high implementation costs. It was also noted that the agrifood sector needs to be market-oriented, that is, identifying market demands, niches and even export opportunities. Regarding the relationship between the Company-University-State, it is necessary that within the committees there is respect, flexibility and a culture focused on academic entrepreneurship, so that teachers and students understand the importance of the relationship with the business sector. This, in turn, needs to understand the dynamics that occur within the University. It is also important that the committees that promote this interaction have dynamism of action, so that they can achieve success. As for the role of regulatory frameworks that regulate the University-Enterprise relationship, these proved to be very relevant, especially in the context of acting in public incubators. As one of the conclusions of the work, it is essential to encourage innovative entrepreneurship and teacher training so that they can also consider applied research aimed at solving problems in the productive and industrial sector.
 
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ME11690335COR.pdf (1.32 Mbytes)
Data de Publicação
2022-02-18
 
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